Cine Teatro Carlos Gomes: restauração na atual gestão municipal
Opiniao

Cine Teatro Carlos Gomes: restauração na atual gestão municipal

Amigos leitores, na semana passada escrevi um pouco sobre a história do Cine Teatro Carlos Gomes e para minha alegria como colunista desse jornal e principalmente como cidadão andreense, recebi na terça-feira, uma comunicação por parte do sempre solicito Secretário de Cultura de Santo André, Sr. Edson Salvo Melo e do Diretor de Cultura de Santo André, meu amigo  pessoal, Pedro Botaro, que muito atenciosos e verdadeiramente preocupados com a preservação do patrimônio histórico andreense, esclareceram-me algumas situações bastante positivas, frente ao processo de restauração do Cine Teatro e sua futura reabertura, para novas atividades culturais, o que me permitiu corrigir, informações errôneas apresentadas anteriormente.
Dessa forma, transmito com muita alegria, informações passadas a mim, pelo próprio Secretário de Cultura: No início de 2009, foi solicitada pela atual gestão, uma vistoria da Defesa Civil Municipal para constatar a possibilidade ou não de uso,do referido Cine Teatro,por parte  dos alunos da Escola Livre de Cinema e Vídeo. Verificado as diversas carências, o espaço foi interditado. Logo em seguida, foi providenciado e inaugurado, em abril de 2009 a nova sede da Escola Livre de Cinema e Vídeo no prédio da antiga Emei  Pignatari, dentro do Parque Antônio Pezzolo, em um local adaptado às necessidades dos cursos ali oferecidos e que garantisse a segurança dos alunos. Afastando-os da insalubridade encontrada no Carlos Gomes.
A partir desse momento, deu-se início aos  estudos, sobre  a questão da recuperação do Carlos Gomes com a possibilidade de parcerias com a iniciativa privada e a readequação dos possíveis projetos, já que o último estudo feito nesse sentido datava de 1999 e não continha os projetos executivos da obra. No decorrer desses dois anos e meio a Secretaria de Cultura, trabalhou com diversas hipóteses, nunca desistindo da meta de revitalizar o Cine Teatro Carlos Gomes e por conseqüência seu entorno. Finalmente, no início de 2011, por meio da equipe interna da Prefeitura, concluímos o projeto arquitetônico para reforma com vistas à transformação e resgate das finalidades originais do espaço, preparando o Carlos Gomes para ser novamente uma sala de cinema e concerto.
Hoje o projeto está na fase final de aprovação pelo COMDEPHAAPASA, já que se trata de um bem tombado, restando apenas alguns ajustes para a manutenção total dos itens afetivos e históricos, de acordo com a recomendação do Corpo Técnico deste importante órgão e seus conselheiros. A Prefeitura Municipal, através da Secretária de Cultura, já apresenta verba reservada para a realização desta obra com previsão de início dos trabalho,s ainda no segundo semestre deste ano.
Dessa maneira, verificamos claramente ,que a atual administração trabalhou com dedicação para conseguir meios e recursos exclusivos à reabertura do antigo Cine Teatro Carlos Gomes. Dando lhe não apenas condições de uso, modernizando-o e restaurando seu prédio mas, aplicando-lhe funcionalidade cultural e artística para que não tenhamos que novamente ver este espaço vazio e sem vida em um futuro próximo.
Gostaria imensamente, de agradecer ao Secretário de Cultura do Município de Santo André, Edson Salvo Melo por sua gentileza,  atenção dedicada  não somente à minha pessoa, bem como, também  aos munícipes, por mandar-me um email, o qual foi redigido por ele mesmo, explicando minuciosamente todo o processo de restauração desse patrimônio histórico tão importante de Santo André e reforçar publicamente, minha admiração pessoal pelo Secretário de Cultura, o qual sempre mostrou-se extremamente gentil comigo e solicito a nos ajudar no que sempre fosse necessário. Reconheço e manifesto, que a atual administração, tem valorizado nossa história e batalhado pela manutenção de nossos patrimônios culturais e históricos .Muito obrigado, amigos Edson e Pedrinho!

Marcos Rodrigues Pinchiari é cirurgião-dentista em Santo André e-mail: mpinchiari@yahoo.com.br