Cofip ABC completa 8 anos de atuação
Negócios

Cofip ABC completa 8 anos de atuação

O Dia Nacional da Indústria, celebrado nesta quinta (25) de maio, também marca o aniversário de 8 anos do lançamento do Comitê de Fomento de Industrial do Polo do ABC (COFIP ABC).

O COFIP ABC tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável das indústrias e empresas responsáveis pela produção e transformação de uma ampla variedade de bens e insumos desde alimentos e produtos manufaturados até para o setor de saúde e segurança.

Também fomenta a atividade industrial, por meio de intercâmbio e disseminação das boas práticas entre 17 associadas em frentes como responsabilidade social, meio ambiente, saúde e segurança, sempre visando o desenvolvimento sustentável. Além disso, o Comitê atua como interlocutor junto ao Poder Público, comunidade, parceiros e demais públicos de interesse das empresas.

“A indústria química e petroquímica tem desempenhado um papel fundamental para o país, tanto na geração de empregos quanto no abastecimento de todos os setores do mercado”, afirma Francisco Ruiz, gerente-executivo do COFIP ABC. Ele destaca o avanço da agenda ESG (Environmental, Social and Governance) que tem contribuído para a melhoria dos processos produtivos, resultando em benefícios tanto para a indústria como para a comunidade. “Ao adotar as práticas ESG, as empresas reduzem seu impacto ambiental, promovem a eficiência energética, minimizam a geração de resíduos e contribuem para a mitigação das mudanças climáticas”, observa Ruiz.

Ao longo dos últimos oito anos, o COFIP tem desenvolvido ações estratégicas para a perenidade da extensa cadeia produtiva que gira em torno das empresas associadas. Entre as conquistas importantes do ponto de vista econômico e social está a institucionalização do Polo, cujo decreto assinado no ano passado pelas prefeituras de Mauá e Santo André criou o Comitê Gestor de Governança do complexo industrial. Essa iniciativa permite a coordenação integrada de políticas públicas entre as cidades de Santo André, Mauá e São Paulo, promovendo o apoio à operação do Polo.

O comitê também passou a realizar cursos gratuitos de capacitação profissional e empreendedorismo em parceria com o SENAI, SEBRAE e Senac aos moradores da região e a apoiar a pesquisa e a busca de soluções sustentáveis, intermediando a aproximação das empresas com o Parque Tecnológico de Santo André.