Colégio Eduardo Gomes: lições para a vida inteira
Educação

Colégio Eduardo Gomes: lições para a vida inteira

Janice Guizeline, Irineu Vencigueri e Vanderlei dos Santos

   O Fundado em 1981 pela Fundação de Rotarianos de São Caetano, o Colégio Eduardo Gomes tem como missão ensinar para além dos bancos escolares, e transmitir o conhecimento para a vida. Carrega tradição, mas traz consigo também a modernidade e o investimento em esporte e cultura. Atualmente, com 1,7 mil alunos, da educação infantil ao ensino médio, um dos principais diferenciais do Colégio é atuar com o sistema Anglo de ensino, além dos investimentos em esporte e cultura para os alunos.

História

   “Não podemos contar a história do Colégio Eduardo Gomes sem falar do Rotary. O 1º Clube Rotary do mundo surgiu em Chicago (EUA) e foi idealizado por Paul Percy Harris, com o objetivo de trabalhar assuntos da comunidade”, explica Vanderlei dos Santos, Superintendente da Fundação dos Rotarianos de São Caetano.

   Em São Caetano, o Clube Rotary foi fundado 19 de maio de 1951, estando presente em muitas ações importantes realizadas na cidade, como criação da CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo), instalação da Biblioteca Pública Municipal Paul Harris, criação da Casa da Amizade, participação ativa na campanha Mc Dia Feliz, além de instituir e manter o Colégio Eduardo Gomes.

   Com a instalação e benfeitorias do Rotary na cidade, em 1981 o Conselho Deliberativo da Fundação de Rotarianos de São Caetano reuniu-se para referendar decisão do Conselho de Curadores de criar um colégio denominado “Brigadeiro Eduardo Gomes”. A decisão foi aprovada, e o Colégio foi nomeado sem referência à patente Brigadeiro.

   Na época da fundação, o Colégio Eduardo Gomes ficava na sede do IMES, hoje USCS, na Avenida Goiás, com 30 alunos no período vespertino. “Em 1986 já não comportávamos mais estar dividindo o prédio com o então IMES, já tínhamos em média 150 alunos matriculados. Dessa forma, o Colégio passou a ocupar um espaço mais amplo, cedido pela Prefeitura de São Caetano, na Avenida Paraíso. Em 1997, inauguramos mais uma unidade, na Rua Nelly Pelegrino, permitindo um crescimento ainda maior”, comenta Vanderlei.

   Em 2002, foi realizada a compra do terreno na rua Major Carlo Del Prete, mudando para a sede própria em 2004, que foi sendo gradativamente ampliada, até chegar à configuração atual, com 5 blocos distribuídos em um terreno de 8 mil m² com uma área de 17 mil m² de construção, iniciando as aulas neste prédio em 2004.

Nos Dias Atuais

   “Atualmente, estamos com cerca de 1700 alunos, graças à competência do nosso corpo pedagógico e dos membros de fundadores do Colégio. Hoje, o Colégio Eduardo Gomes cresce e é uma das mais respeitadas instituições de ensino da cidade de São Caetano e do Estado de São Paulo”, relata Irineu Vencigueri, presidente da Fundação dos Rotarianos de São Caetano.

   Em período de Jogos Olímpicos, ter um Colégio que incentiva a prática esportiva é fundamental. “O esporte é muito importante no Colégio, pois proporciona qualidade de vida. Atualmente, temos 13 modalidades esportivas que oferecemos aos nossos alunos, além de ações de cultura. Acreditamos que o esporte vai além, e atua em paralelo com o pedagógico. Na prática esportiva, o aluno precisa seguir as regras para não ficar fora do jogo, ter disciplina, trabalhar em equipe, socializar. São fatores importantes também para a sala de aula”, explica Janice Guizeline, diretora geral do Colégio.

   O Colégio Eduardo Gomes trabalha com o sistema Anglo de ensino, que é conteudista e focado no vestibular. “O sistema Anglo veio para agregar em nossa grade, temos uma parceria forte. Tem a capacidade de fazer o aluno ir além, preparando muito além do que apenas para o vestibular, mas para a vida, o mercado de trabalho”, comenta Janice.

Saiba mais sobre o Colégio Eduardo Gomes em: https://colegioeduardogomes.com.br/

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário