Colégio Harmonia vence premiação nacional com projeto do novo ensino médio
Educação

Colégio Harmonia vence premiação nacional com projeto do novo ensino médio

Finalista do Prêmio Nacional de Gestão Educacional, PNGE 2023, o Colégio Harmonia foi o vencedor bronze na categoria Inovação Acadêmico Pedagógica, com a prática denominada: “Trilhas Formativas de Inovação no Ensino Médio”.

A premiação, que reuniu instituições do Brasil inteiro, aconteceu na última quarta-feira, 29 de março, em São Paulo, durante o XXI Congresso Brasileiro de Gestão Educacional, GEduc 2023.

De acordo com o diretor do Colégio Harmonia, Edilson Bertucci, essa conquista serve de motivação para continuar na constante busca pela excelência. “Quero parabenizar toda a nossa equipe pelo excelente resultado, fruto de muito trabalho e dedicação. É uma grande honra e orgulho fazer parte desse trabalho que vem transformando a educação”, diz. 

O Colégio Harmonia foi uma das primeiras escolas do país a implantar o Novo Ensino Médio, ainda em 2021, quando não era obrigatório. O novo modelo traz mudanças na grade curricular e oferta de disciplinas optativas.

Segundo Bertucci, a escola se destaca por ser em período integral, com trilhas que fazem sentido para o estudante. “O nosso Novo Ensino Médio difere de outros pela quantidade de aulas oferecidas na FGB – Formação Geral Básica, em função da nossa carga horária com a inclusão da trilha de aprofundamento da FGB. As nossas trilhas foram pensadas para o nosso aluno experimentar situações reais do cotidiano. Colocamos em pauta projetos organizados em torno dos eixos: processos criativos, investigação científica, empreendedorismo e mediação e intervenção social, para que possamos realmente fazer a diferença na sociedade”, afirma. 

A coordenadora Denise Troyano ressalta que um dos diferenciais das trilhas do Colégio Harmonia é a parceria com grandes universidades. “O nosso estudante tem a possibilidade de estar inserido no meio físico e de conhecimento de uma graduação ainda em período escolar”, conta.

As aulas são ancoradas por metodologias ativas e tem como principal foco aprimorar as habilidades e competências de forma inovadora e criativa. “Nas Trilhas, o aluno tem a oportunidade de montar o seu próprio currículo, levando em consideração seus interesses e expectativas. Isso é importante em vários aspectos, mas principalmente na formação social, acadêmica e na escolha profissional”, finalizou o professor Paulo Rubio.