Com aumento de casos de Covid, ABC intensifica vacinação
Saúde

Com aumento de casos de Covid, ABC intensifica vacinação

 O ABC vive uma nova onda da Covid-19 com aumento expressivo no número de casos positivos nas últimas semanas, o que pode ser justificado pela grande parcela da população que não tomou as doses de reforço da vacina contra o vírus. Em Santo André, 53% da população ainda não tomou a 4ª dose da vacina. Em São Bernardo, 429 mil pessoas ainda não tomaram a 4ª dose, o que representa 50,8% da população. Em São Caetano, 134.216, pessoas, ou seja, 51% da população. Os dados são das secretarias de Saúde municipais.

   Em São Bernardo, o número de internações em UTI aumentou 600% em uma semana. Na semana passada, havia apenas 1 pessoa internada em UTI com Covid. Na quinta (17), eram seis. Diante do cenário, o prefeito de São Bernardo Orlando Morando, em live, fez um apelo para as pessoas se vacinarem. “Já vi esse filme. Começa devagar, se nada for feito, explode. Vai passar o Natal internado. É isso que vai acontecer. Os números não mentem. Isso para explodir, é questão de uma semana. Se continuar assim, nós vamos ter um Natal horroroso de novo. Quem vai estragar o Natal é o covarde que não está indo tomar a vacina”, afirmou. Segundo o secretário da Saúde, Geraldo Reple, nas UPAS, no fim do mês passado, havia 3% de casos positivos. Esta semana, aumentou para 30%.

   Em São Caetano, no início de novembro a cidade registrava positividade média de 4 casos diários. Nos últimos dias, a média móvel saltou para 53 casos diários. Na última semana, houve aumento de 38,8% de testes realizados. “Há um grande aumento na positividade de exames nos últimos dias, chegando a 45%. Isso ainda não reflete aumento no número de internações em decorrência da infecção pelo coronavírus, mas é necessário a adoção de medidas preventivas”, afirmou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

   Em Santo André, o prefeito Paulo Serra, em live, na quinta (17), afirmou que a pandemia irá se tornar uma endemia. “Os números realmente aumentaram. Estamos chegando na fase que a Covid vai se tornar uma endemia. Precisamos continuar fazendo a higienização das mãos. Estamos enfrentando uma sub-variante da Ômicron que é altamente transmissível, mas graças a vacinação, com uma baixa taxa de letalidade”, disse. Na quinta (17), havia 7% de ocupação em leito de enfermaria e 20% em UTI na cidade.

Vacinação – Em Santo André, neste sábado (19) e (20), haverá um mutirão de vacinação contra Covid-19. A ação acontecerá no Estádio Bruno José Daniel, sem necessidade de agendamento, das 8h às 20h. Também neste sábado e domingo, haverá pontos de vacinação nos shoppings ABC, Atrium e Grand Plaza. No sábado será das 10h às 20h e no domingo das 14h às 20h. No Shoppinho Santo André a imunização acontece somente no sábado. Nestes pontos, a vacinação será feita por meio de agendamento e estará disponível para pessoas acima dos 3 anos de idade. As Unidades de Saúde da Vila Lucinda, Alzira Franco, Vila Palmares, Paraíso, Jardim Carla, Parque Miami, Paranapiacaba e a Clínica da Família Sylvia Augusta dos Santos (Cruzado) estarão aplicando vacina em crianças de 6 meses a 2 anos de idade que possuam comorbidades.

   Em São Caetano, a vacinação acontece de segunda a sábado, mediante a agendamento pelo site:portais.saocaeta-nodosul.sp.gov.br/sesaud-agendamentos. Em São Bernardo, a imunização acontece de segunda a sexta-feira, nas 33 UBSs da cidade.

Máscaras – O aumento do número de casos de Covid na região, fez os prefeitos do ABC, em reunião do Consórcio Intermunicipal, na quarta (16), deliberarem a recomendação do uso de máscara no transporte público. A medida passou a valer na quinta (17), nas sete cidades.

Visitas – Como medida preventiva, as Prefeituras de São Bernardo e São Caetano proibiram, desde sexta (18), a visita em hospitais e UPAs da cidade. 

 

Foto: Rovena Rosa – ABr