Com Dia das Mães, vendas devem aumentar até 15%
Negócios

Com Dia das Mães, vendas devem aumentar até 15%

A segunda melhor data para o varejo, atrás apenas do Natal, o Dia da Mães no ABC promete ser movimentado. Com forte apelo emocional, as vendas da data devem aumentar até 15% na região em comparação ao ano passado. A expectativa é da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires (Aciarp). Segundo o presidente da entidade, Ricardo José Cardoso, o Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes do ano. “Aqui em Ribeirão Pires estamos chamando de Mês das Mães, pois queremos estender as vendas para o mês inteiro”, afirma o dirigente.

   Em Santo André, de acordo com a Acisa, a previsão é um crescimento de até 10% nas vendas em relação ao ano passado. Segundo o presidente da entidade, Pedro Cia Júnior, o tímido desempenho está atrelado a alguns fatores como novo governo, maior endividamento da população, que buscará presentes com tíquete menor, e também as mudanças que vêm ocorrendo no perfil da cidade. “Como o setor de serviços está crescendo e o industrial diminuindo, os hábitos de consumo são afetados consideravelmente em razão da remuneração ser inferior. Acreditamos que entre as sugestões de presentes com maior saída estão vestuário, acessórios e flores”, destaca o presidente.

   Já, segundo a Acisbec, a expectativa é de até 8% de aumento nas vendas em relação ao ano passado. O presidente da entidade, Valter Moura Júnior, acredita que o movimento de vendas nesta última semana que falta para a data deve ser maior. “É nessa reta final que os lojistas correm contra o tempo para aproveitar a oportunidade e aquecer as vendas.

   O consumidor brasileiro tem o hábito de deixar as compras para a última hora. É o momento para o comércio, apesar que ainda há muitas incertezas na economia, o que leva a uma certa desaceleração. Mas nas últimas semanas, o movimento costuma subir”, afirma Júnior. 

   O presidente acredita ainda que laços familiares levam ao aumento das vendas. “Os filhos sempre querem presentear. Há também outros laços familiares como um afilhado, avós e pessoas consideradas próximas que levam ao incremento das vendas. Esses são outros fatores que aumentam o fluxo de consumidores”, analisa Valter. Outro fator que poderá estimular as vendas é a baixa temperatura. “Aquece, principalmente, o setor de vestuário e calçados. É a oportunidade para o comerciante vender itens de outono-inverno, mas também queimar estoque e atrair o consumidor”, lembra o dirigente. Além desses, outros setores puxam as vendas como cosméticos, celulares e eletrônicos.

Iniciativas – A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires (Aciarp) lançou a campanha “Mês das Mães”, com o slogan Amor que dá sorte. Ao realizar as compras acima de R$ 100,00 nos estabelecimentos participantes, os clientes receberão cupons para concorrer a prêmios, entre eles: Smart TV de 58 polegadas, notebook, smartphone e 8 vales-compras. “Ao comprar nos estabelecimentos participantes da campanha, os consumidores estão contribuindo para a geração de empregos e fortalecimento da economia local”, afirmou o presidente da entidade, Ricardo Cardoso.

   As Associações Comerciais oferecem apoio aos comerciantes e empreendedores com cursos, workshops e palestras para ajudar o comerciante a obter melhor resultado do seu negócio. “São gratuitos, presenciais e on-line. Basta nos procurar”, esclarece Moura Júnior, presidente da Acisbec. (Foto: A.Br)