Com Lula, Alckmin e ministros, Luiz Fernando oficializa candidatura a prefeito
Eleições

Com Lula, Alckmin e ministros, Luiz Fernando oficializa candidatura a prefeito

Lula disse que caso Luiz Fernando seja eleito, ele irá trazer investimentos para São Bernardo, como o ex-prefeito Marinho fez

Geraldo Alckmin, Luiz Fernando, Luiz Inácio Lula da Silva e William Dib

O deputado estadual Luiz Fernando (PT) oficializou sua candidatura a prefeito de São Bernardo, e de seu vice, William Dib (PSB), neste sábado (20), durante convenção partidária, na Estância Alto da Serra. A chapa conta com o apoio do PSB, PDT, PSOL, PV, Rede, Solidariedade, Mobiliza, DC e PC do B.

São Bernardo teve a primeira convenção partidária do Brasil, das eleições de 2024, a contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também estiveram presentes o vice, Geraldo Alckmin, os ministros Luiz Marinho (Trabalho), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações), a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o deputado federal e presidente do PT-SP, Kiko Celeguim, prefeitos e outros autoridades.

Na ocasião, o presidente Lula afirmou que não se pode trocar “a verdade pela mentira, a verdade, pela calúnia” e que é preciso eleger Luiz Fernando prefeito, pois ele será “um prefeito melhor” do que os ex-prefeitos William Dib e Luiz Marinho.  “Eleger Luiz Fernando para prefeito de São Bernardo significa que vamos estar juntos, unidos: Alckmin, Lula, Luiz Fernando, Dib, Marinho e o povo de São Bernardo, para ajudar esse companheiro a governar”, falou.

Discurso Lula

Lula disse que caso Luiz Fernando seja eleito, ele irá trazer investimentos para São Bernardo, como o ex-prefeito Marinho fez. “Vamos fazer como quando Marinho era prefeito, trazer dinheiro para ajudar São Bernardo a crescer, a melhorar as ruas, a cidade, a ter mais cultura, habitação, a ter melhor condição de vida. É isso que nós queremos para as cidades do ABC e para São Bernardo”, enfatizou.

O presidente ainda pediu “muita noção de responsabilidade” na hora da população digitar o número de um candidato nas urnas para elegê-lo a prefeito ou vereador. “Cada vez mais a sociedade e o futuro exigem de nós um gesto de responsabilidade quando a gente vai eleger alguém. Vocês precisam avaliar cada candidato, a biografia de cada um, o que ele já fez para a sua cidade, para seu bairro, para a sua categoria, para a soberania nacional, porque senão corremos o risco de trazer uma raposa e colocá-la no nosso galinheiro, achando que ela vai cuidar das galinhas e ela vai comer as nossas galinhas”, frisou.

DEMOCRACIA

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, relembrou a campanha de 2022, ao dizer que foi “dura e difícil” e destacou a luta pela democracia contra a extrema direita. “Temos o dever histórico de não deixar a extrema direita governar esse país de novo. Essa eleição municipal é muito diferente das que já vivemos, porque é uma eleição que vai disputar o campo democrático contra a extrema direita. É claro que vamos falar sobre os problemas da cidade, mas estes temas têm a ver com um projeto que está sendo desenvolvido no Brasil sob a coordenação do presidente Lula, porque ser prefeito com o Lula é muito diferente do que ser prefeito com a extrema direita”, disse.

Em sintonia com Gleisi, estiveram os discursos dos deputados, federal, Vicentinho (PT) e estadual, Teonilio Barba (PT).  “Precisamos devolver São Bernardo para as mãos do povo. Vamos derrotar esses três bolsonaristas farinha do mesmo saco”, disse Barba em relação aos adversários de urna de Luiz Fernando.  Já Vicentinho, destacou que é preciso fazer a vitória acontecer contra a “a arrogância que está na Prefeitura e o racismo no poder”.

GOVERNO PETISTA EM SÃO BERNARDO

O ministro e ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, relembrou quando deixou, em 2008, o ministério da Previdência Social para disputar a eleição como prefeito de São Bernardo. “Quando fui candidato a prefeito tinha 3% de intenção de voto, o meu adversário tinha 38%. Depois, não tinha nem 26% e não fui eu quem construiu aquela vitória, foi cada um de vocês”, revelou.

Marinho ainda disse que é preciso ouvir e construir um governo junto ao povo da cidade, como fez em seu mandato. “Cada bairro desta cidade será ouvido. Foi assim que governamos São Bernardo e vamos governar de novo. Vamos virar a página da arrogância, do Banco Imobiliário que virou essa cidade”, disse.

Já o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, agradeceu o presidente Lula por “salvar a democracia no Brasil” e frisou que Luiz Fernando será o próximo prefeito de São Bernardo, ao mencionar a aliança partidária nacional, que se replicou no município: “O PT e o PSB estão juntos para servir a São Bernardo. São Bernardo pode mais e, com o presidente Lula, junto, e o Luiz Fernando vai crescer o emprego, a indústria vai voltar a se fortalecer. São Bernardo pode mais, o Luiz Fernando com a sua juventude, seu espírito público, seu amor ao povo vai melhorar a vida da nossa população”.

Luiz Fernando, oficializado candidato, agradeceu a escolha de dez partidos pelo seu nome para disputar como prefeito de São Bernardo e contou sobre sua trajetória política. “Vim de uma cidade muito pequena e um dos motivos que me trouxe para São Bernardo era porque queria ir para a cidade do Lula, era um sonho para nós que fazíamos política pelo PT no interior. Acompanho o Lula desde a década de 1980, quando fui vereador pela primeira vez”, relembrou.

Discurso

Também destacou o programa esportivo social Tigrinho, que desenvolveu no governo Marinho, e que incentivava jovens a aprender a jogar futebol. Relembrou os investimentos que a cidade recebia durante o primeiro governo do presidente Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff e que poderão retornar à cidade, caso seja eleito, pois haverá mais alinhamento com o governo federal.