Começou na segunda (6) o Consumer Electronics Show
Opiniao

Começou na segunda (6) o Consumer Electronics Show

11/01/14

O Consumer Electronics Show, de Las Vegas, é o maior evento mundial de eletrônica de entretenimento. São quatro dias de feira e de congresso que antecipam as grandes tendências dos próximos anos e os lançamentos de 2014.O Consumer Electronics Show deste ano tem muitas coisas novas – muito além das TVs de Ultra Definição. Selecionei cinco de suas principais. São as seguintes:
• Avanços da casa digital,
• Computação e eletrônica vestível,
• Eletrônica automotiva nos carros conectados,
• Banda larga sem limites,
• Áudio de alta resolução – que é o novo som digital de qualidade.
Hoje nós vamos concentrar nossa atenção na casa digital. Nos próximos dias, comentaremos as demais tendências. Comecemos por relembrar os maiores objetivos do conceito de casa digital. O principal deles é, sem dúvida, a sustentabilidade. Em termos práticos, esse objetivo pode ser resumido no consumo racional da energia.
Os demais objetivos da cada digital incluem a incorporação de maior segurança, mais comunicação, mais entretenimento e automação dos serviços.
A tecnologia pode reduzir o consumo de energia na casa digital
A iluminação com lâmpadas de LED e o uso de sensores são dois caminhos para a redução do consumo de energia a menos de 10% do que os de uma residência convencional. Outro recurso é o uso de energias alternativas, como a energia solar, tão frequente no Oriente Médio.
No Japão, um dos projetos de cidade do futuro, denominado Fujisawa, prevê que suas casas sejam autossustentáveis do ponto de visa energético, daqui a quatro anos, com o uso de modernos painéis fotovoltaicos que convertem a luz do sol diretamente em eletricidade.
As primeiras mil residências de Fujisawa deverão dispor, a partir de 2018, de redes elétricas inteligentes (smart grids), com a utilização paralela de sistemas de energia solar fotovoltaica, com baterias especiais em cada casa, iluminação pública interconectada, vias públicas projetadas para bicicletas, pedestres e veículos elétricos. Fujisawa associa os conceitos de casa digital e cidade inteligente, aliás, dois conceitos que se complementam.

Ethevaldo Siqueira é jornalista especializado em telecomunicações e professor universitário, e-mail esiqueira@telequest.com.br