Como deixar a sua casa inteligente?
Opiniao

Como deixar a sua casa inteligente?

Casas inteligentes são uma visão do futuro comum na popsfera. Quem não gostaria de chegar em casa e abrir as janelas, ligar a televisão e fazer o café apenas com um comando de voz?
Nos últimos anos, com o avanço da informática, esse sonho se torna cada vez mais acessível.
Várias empresas estão se especializando no segmento e buscando cada vez mais inserir o recurso em seus produtos. A boa notícia é que o esforço para popularizar tal tecnologia tem surtido resultados, e está cada vez mais fácil transformar o seu querido lar em uma moderna casa inteligente.
Mas o que parece simples para alguns pode não ser tão fácil para outros. Por onde começar? O que é necessário comprar? Como proceder com a instalação? Quais modificações preciso fazer na minha infra estrutura? E para responder essas perguntas, o Portal Mundo Digital preparou esse pequeno guia para você.

Como começar?
O principal é entender as suas necessidades. Temos já existem diversos aparelhos com recursos inteligentes, e a maioria já funciona com comunicação Wi-Fi, ou seja, nada de central, nada de quebrar paredes ou passar fiação. Basta ter uma rede Wi-fi funcional, e os aparelhos se conectarão nela e conversarão entre si. Porém, a maioria dos roteadores Wi-fi domésticos possuem um número limitado de conexões, e conectar muitos aparelhos ao mesmo tempo vai causar lentidão e sobrecarga na rede. E é por isso que você deve dimensionar seu projeto. Se você desejar apenas ter uma lâmpada ativada por voz, muito provavelmente você será capaz de usar seu roteador doméstico, porém para um projeto mais complexo, você terá que adquirir um roteador mais potente. Portanto, comece fazendo uma lista de tudo que gostaria de ter, e então organize seus desejos por prioridades.

O que existe disponível?
A lista de aparelhos com Wi-fi atualmente é imensa. Temos desde o básico (lâmpadas e tomadas) até os itens mais complexos (aspiradores de pó, geladeiras e etc…). Obviamente a complexidade do item afeta seu preço, então a sugestão é comprar primeiro o que é mais simples. Uma lâmpada RGB já vai te abrir as portas para um mundo muito maior. Você pode instalar em qualquer bocal já disponível, e então pelo seu celular ligar, desligar, alterar a cor, alterar o brilho, e usar diversos outros recursos.
A partir daí, você pode escolher por onde continuar: tomadas, interruptores, LEDs, câmeras, refletores, sensores de proteção, detectores de fumaça, sensores de movimento, climatizadores, refrigeradores, cortinas, fornos e fogões, fechaduras, medidores de água e energia e muito mais.

E a instalação?
A instalação é mais simples do que parece. Basta conectar os dispositivos na eletricidade, e parear com a rede Wi-fi. A questão é que cada um tem a sua maneira de fazer isso, então é importante ler o manual antes de comprar.
Também é importante checar a compatibilidade do dispositivo com o software controlador. Temos softwares que comportam diversas marcas de dispositivos diferentes (Tuya, SmartLife e etc), porém, alguns dispositivos requerem um software específico, e se você não se atentar a isso pode acabar com diversos aplicativos instalados no seu celular.
De qualquer forma, é um mundo novo e excitante que tende a crescer, e pode apresentar diversas possibilidades interessantes além do conforto que fornecem. Recomendamos fazer um teste!