Como liderar e ser liderado?
ARY SILVEIRA BUENO

Como liderar e ser liderado?

Como liderar em uma era de grandes mudanças
O título acima é da matéria da Harvard Business Review de 05 de março de 2021, com autoria de Aneel Chima e Ron Gutman.
A sua leitura, a qual recomendo fortemente, a enquadro em pelo menos em 4 dimensões (4D): Indispensável, Inadiável, Irresistível e Imensurável valor para quem lidera e é liderado. Esta última dimensão, é um verdadeiro presente da HBR e seus autores, para quem queira se atualizar e entender claramente o imenso impacto das mudanças, no que podemos afirmar ser o novo conceito de liderança neste mundo em transformação, que além de V.U.C.A caminha velozmente para ser B.A.N.I (termos em inglês que são encontrados facilmente na internet).
Acesse em https://hbrbr.com.br/como-liderar-em-uma-era-de-grandes-mudancas/
Começa a matéria dizendo: Dizer que 2020 foi um ano de rupturas e mudanças é pouco. Mudanças previstas para levar anos ocorreram em meses e, em alguns casos, em semanas e até dias.
É compreensível que os líderes tenham encontrado dificuldade para enfrentar inúmeras mudanças ao mesmo tempo, inclusive lidar com a crise econômica, sanitária e logística, que aconteceram em ritmo acelerado.
Em termos de Brasil acrescentaríamos a existência de uma crise social antiga, bem como a política.
Com tudo isso dá para se imaginar a grande dificuldade para líderes e liderados, o que somos cada vez mais, ao mesmo tempo.
A matéria fala ainda em seu início:
A pandemia da Covid-19 e seus impactos revelaram um novo normal em relação a mudanças, caracterizadas por três dimensões:
Ininterruptas — ocorrem o tempo todo, de forma contínua.
Generalizadas — atingem diferentes áreas da vida simultaneamente.
Exponenciais — aceleram em um ritmo cada vez maior.
Esse cenário tridimensional (3D) está definindo nosso futuro e, como consequência, boas lideranças dependerão da capacidade de enfrentar essa nova realidade.

A matéria indaga:
A pergunta crucial que desejávamos fazer era: que tipo de liderança será mais eficaz em um futuro caracterizado por mudanças ininterruptas, generalizadas e exponenciais se a liderança é, em grande parte, definida pela capacidade de enfrentar mudanças 3D de forma bem-sucedida? As respostas dadas formaram a base da Liderança Sapiente.

Como praticar a Liderança Sapiente
Os quatro pilares da Liderança Sapiente surgiram a partir das discussões com os líderes convidados, conforme enfrentavam mudanças 3D em tempo real.
Os quatro Pilares, são:
A humildade, autenticidade e abertura do líder inspiram confiança e segurança psicológica
2. Confiança e segurança psicológica capacitam indivíduos e equipes.
Equipes que estão sempre aprendendo conseguem enfrentar mudanças 3D de forma bem-sucedida.
Propósito e valores compartilhados aumentam o foco, a coesão e a resiliência durante mudanças 3D.
O futuro da liderança
Além dos inúmeros desafios que surgiram, o que se pôde perceber em 2020 é que as mudanças 3D são o novo normal.
Falei em 4D, no início. Há mais alguma em sua opinião?

Em Tempo:
Pelo instituomicroPower.org, a Coalizão Digital SP ABC – CDSP ABC vem dando importante contribuição para a aceleração da Transformação Digital, para a Inovação e para o Empreendedorismo Inovador no ABC, juntamente com vários outros atores do nosso Ecossistema, como o Parque Tecnológico de Santo André, o Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul – ITESCS e o ABC Valley.
Junte-se a CDSP ABC e a uma centena de pessoas e entidades, para a construção de um ABC mais próspero e muito mais justo, bem como para São Paulo e para o Brasil.