Compartilhando Sorrisos beneficiou mais de 1,6 mil em Diadema
Cidades

Compartilhando Sorrisos beneficiou mais de 1,6 mil em Diadema

O Programa Compartilhando Sorrisos, da Prefeitura de Diadema, proporcionou a 1.666 moradores da cidade a possibilidade de sorrir com mais naturalidade e funcionalidade ao longo dos dois anos de existência. O atendimento do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Quarteirão da Saúde (QS) foi retomado gradativamente após o período de pandemia pela covid-19, em agosto de 2021, e hoje está em sua capacidade total.

A cabeleireira aposentada Luciana Mattos Salles é uma dessas pessoas beneficiadas com a entrega de próteses dentárias. “Precisei ir algumas vezes ao Quarteirão da Saúde para fazer o molde e todo o processo. Ficou boa (a prótese) e me atenderam bem. Foi maravilhoso. O sorriso ficou mais natural”, elogiou Luciana.

Além da questão estética, o uso da prótese traz benefícios para fala e mastigação, beneficiando o equilíbrio do sistema estomatognático do usuário, já que quando uma pessoa não tem a dentição completa, pode mastigar os alimentos de forma incorreta, dificultando a digestão ou machucando a gengiva.

Por isso, no processo de confecção da prótese são levados em consideração aspectos como formato do rosto e semelhança com dentes do paciente, tudo isso para proporcionar reabilitação oral, estética e funcional.

Política pública

Neste ano, já foram contratados cinco técnicos em saúde bucal, quatro dentistas e dois auxiliares. Assim, a Saúde Bucal tanto nas UBS quanto no Quarteirão da Saúde está funcionando na sua capacidade total. Além disso, depois de quatro anos sem a especialidade de periodontia (área que cuida dos tecidos que dão sustentação aos dentes), o atendimento voltou em 2022.

A apoiadora da Atenção Básica e atual coordenadora da Saúde Bucal na SMS, Poliana Poian Souza, contextualiza a situação do município no cenário nacional. “A diminuição dos repasses de verba nos últimos quatro anos e a pandemia trouxeram prejuízos consideráveis para a saúde bucal em Diadema e no Brasil”, explicou.

Poliana relatou que em 2023, com cenário mais favorável e apoio do governo federal, a cidade conseguiu credenciamento de quatro equipes de saúde bucal, retomada dos atendimentos em sua capacidade máxima e reposição da especialidade de periodontia no CEO. “Temos ainda inúmeros desafios pela frente, principalmente na qualificação e organizações dos processos de trabalho, porém estamos sempre trabalhando para evoluirmos a cada dia”, afirmou.

“Tivemos vários avanços nesses dois anos. Nosso CEO conta com nove cadeiras e sete consultórios. A partir do Contrato de Gestão com a SPDM e do compromisso dessa gestão com a Saúde Bucal da população, o CEO voltou a funcionar, das 7h às 19h, com as especialidades de prótese dentária, cirurgia oral menor, estomatologia, endodontia, periodontia e pacientes especiais”, ressaltou a coordenadora do CEO, Célia Aparecida Ducci Fernandes Chaer. “No caso específico da prótese, a troca do laboratório permitiu aumentar a entrega de próteses/mês com muito mais qualidade”, completou.

Nos primeiros seis meses de 2023, foram entregues 739 próteses. O número já é 11% maior que todo o ano de 2022. A média mensal passou de 55 para 123 novas dentaduras entregues.

Desde janeiro do ano passado, foram realizados 1.207 tratamentos endodônticos, 3.398 procedimentos em pacientes especiais e 4.806 procedimentos de cirurgia oral menores. Somente neste ano, foram realizados 2.016 procedimentos de periodontia.