Comunicação, Governança e Compliance
ARY SILVEIRA BUENO

Comunicação, Governança e Compliance

Há anos que esses três temas interdependentes dentro das Organizações, considerando as suas relevâncias antes mesmo do mundo VUCA, agora ainda mais, tem merecido a minha atenção, quanto a permanente leitura de artigos, livros (aplicando o life long learning), discussões com especialistas, a produção de alguns textos, além de trabalhar regularmente com eles.
Refiro-me às Organizações das quatro hélices (academia, empresa, governo e organizações sociais) e quanto aos temas, considerando os seus impactos, positivos (se adequados) ou negativos (se inexistentes ou inadequados), quando de seus desenvolvimentos, implementações e execuções, em níveis que podem estar entre ruins e excelentes.
O que me provocou refletir sobre esses três temas e a escrever esse texto para reflexão, foi o fato postado por Júnior Borneli em 04/05, em seu Linkedin:
“A Chegg Inc. é uma startup de educação avaliada, até 2 dias atrás, em US$ 2 bilhões. Agora, ela vale metade disso e o ChatGPT, da OpenAI, foi o responsável por isso”.

Comentando o post, escrevi:
Acompanhar as mudanças, algumas disruptivas é realidade imposta, sem opção.
Sermos protagonista nas mudanças e nas transformações tecnológicas, é condição que também nos é imposta, sem qualquer concessão.
Considerando que fato extremo e impactante como esse do ChatGPT da OpenAI, são cada vez mais frequentes, cabe a pergunta:
Como implementar e monitorar esses três citados temas, quanto aos seus efeitos impactantes nas Organizações e mais complexo ainda, em seus stakeholders, de forma direta e/ou indireta?
Arrisco responder com boa segurança, que um alto domínio dos temas, com verdadeira paixão por eles, é o primeiro grande requisito a ser a ser considerado.
Um segundo, certamente indispensável, é o de desenvolver e implementar esses temas, de acordo com as reais demandas de cada Organização e em seus distintos momentos, considerando a sua estratégia de atuação, no curto, médio e longo prazo, se valendo do seu propósito e da sua missão, visão e valores. Portanto, sob medida para startups em seus diversos estágios e para qualquer outra Organização.

Aprendizado com o Brasil Digital
para Todos
Um rico aprendizado e prática nesses três temas, tem sido possível à nós da ASPR e às Pessoas e Organizações que são apoiadas e apoiam o movimento Brasil Digital para Todos, desde o seu início em 2.019.
Os aprendizados com o GT9 – Comunicação do Brasil Digital, com a Governança em suas diversas fases e instâncias, com adequações e adaptações regulares e a Conformidade, que também tem como inspiração os 5 Pilares, 23 Fundamentos, 3 Princípios e os 3 objetivos finalísticos do Movimento, dão a meu ver uma bom CASE – Experiência de Sucesso, por si só, por serem recursos essenciais para os Propósitos:
. Do Movimento: “Brasil Protagonista Global em Inovação e Transformação Digital, alinhado ao ESG”.
. Do SiNEco – Sistema Nacional de Ecossistemas do Brasil Digital: “Promover a sinergia entre os Ecossistemas Regionais”.

Finalizando
Só pelo acima exposto, dá para imaginar, o quanto de robusta, eficaz e efetiva devem ser a comunicação, a governança e o compliance, para que suportem fatos como esse, sem se desestruturar o core do negócio.
Conclui-se que, devemos observar atentamente os impactos de fatos relevantes, para que quando cabível e necessário, sejam considerados para rever/refazer os permanentes realinhamentos, sintonias e sinergias nos relacionamentos e nas estratégicas de negócios, com os clientes e demais stakeholders.