Consórcio debate as prioridades do ABC com deputados da região
Política

Consórcio debate as prioridades do ABC com deputados da região

O Consórcio Intermunicipal do ABC realizou, nesta segunda (10), assembleia geral ordinária. Na ocasião, os prefeitos receberam os deputados federais da região: Alex Manente (Cidadania), Fernando Marangoni (União Brasil) e Vicentinho (PT); estaduais: Ana Carolina Serra (Cidadania), Ediane Maria (PSOL), Luiz Fernando Teixeira (PT) e Rômulo Fernandes (PT).

Também estiveram presentes o secretário executivo de Governo SP, Marcos Penido, e o assessor da secretaria de Relações Institucionais Antonio Padre, representando o ministro Alexandre Padilha.

“Dialogamos sobre os projetos que já encaminhamos para os governos, federal e estadual, que estão parados. Do federal chegam a R$ 2 bilhões para as nossas cidades e também temas fundamentais do dia a dia. Dialogamos, também, a questão do fortalecimento da indústria na nossa região, a geração de empregos e renda”, contou o prefeito de Mauá e presidente do Consórcio, Marcelo Oliveira (PT).

Oliveira também revelou que aguarda o agendamento de uma reunião com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), junto ao Consórcio e aos deputados. “Queremos encaminhar as demandas e agilizar os nossos pedidos e também para que possamos marcar com Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), de vários recursos que são investidos na Educação e que não podem estar inseridos nos 25%, ainda mais no momento que estamos vivendo, a questão de segurança nas escolas”, explicou.

O deputado federal, Alex Manente (Cidadania), destacou a importância da união dos parlamentares para, com a Reforma Tributária, não haver perda de arrecadação para a região.  “De maneira suprapartidária, temos desafios para a região do ABC. Uma preocupação que temos, neste momento, é com a Reforma Tributária, onde precisamos, de fato, ter uma região unida, para não perdermos arrecadação e continuarmos sendo um potencial econômico do nosso país. O ABC é um dos maiores PIBs do país e nós precisamos que ele continue forte”, afirmou.

Já a deputada estadual, Ana Carolina (Cidadania), enfatizou a necessidade de capacitar a população economicamente ativa para receber a indústria 4.0 no ABC. “Somos dez (deputados) e representamos na Alesp mais de 10% da bancada composta por 94 deputados e reforçar com relação a nossa atuação a questão da integração entre os municípios. E, de acordo com as demandas, tratamos muito a questão da necessidade da capacitação profissional para a nova indústria da região do ABC. Precisamos capacitar a nossa população economicamente ativa para receber essa indústria 4.0 e também para atender a vocação regional de cada município”, disse.

O deputado estadual Luiz Fernando (PT) ressaltou a necessidade dos parlamentares trabalharem juntos pela região. “O Consórcio foi muito rápido e inovador em nos convocarmos para pedir para trabalharmos unidos em prol do ABC. Segurança pública, enchentes, educação, saúde, isso são problemas nossos. Temos deputados de todas as colorações partidárias, mas o ABC é único e queremos trabalhar juntos. O ABC resolveu regionalizar seu voto. Elegemos uma bancada de quatro deputados federais e dez estaduais”, afirmou.

O deputado federal Fernando Marangoni (União Brasil) endossou o coro. “Independente do partido, é hora de colocar nossas cidades no mapa dos recursos. É para isso que vamos trabalhar. Queremos mais recursos, geração de empregos, atrair investidores e empresas, lutar pela moradia e saneamento básico. Desde que assumimos o mandato em Brasília, tenho orgulho de ser a voz do nosso ABC”, afirmou.

A ausência de alguns deputados e prefeitos, cujos municípios deixaram de participar da autarquia, no caso, São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires, foi comentada por Luiz Fernando. “Não podemos deixar da forma que está. O ABC é maior, os problemas são grandes. Os prefeitos precisam botar a sandália da humildade, voltar. Esse problema é do ABC como um todo. Não podemos perder o bonde da história”, frisou.