Consumidor 5.0 – Em tempo de pandemia
ARY SILVEIRA BUENO

Consumidor 5.0 – Em tempo de pandemia

I. Introdução
O texto se caracteriza por um pequeno e simples, mas útil levantamento, de recentes conteúdos embasados em opiniões de especialistas.  
Este levantamento, se baseou no segmento óptico –  prevenção da saúde visual, mas que tem sido observado em outros segmentos também.
II.   Novo Perfil de Consumidor 5.0
Este novo perfil  já vem sendo constatado há algum tempo, fundamentado pelo enorme crescimento do e-commerce, como exemplo.
No entanto, ele não ocorreria se não fosse através de um robusto processo de transformação digital, seja na digitalização de processos  e/ou em novos modelos de negócios.
Mas o que justifica tratarmos agora, de um novo perfil de Consumidor?
A resposta é simples e objetiva – a Pandemia do temido Coronavírus –  COVID19.
Se existe algo altamente impactado positivamente pela Pandemia, este é o enorme avanço da transformação digital, através de novos recursos da TI e das Comunicações.
III. O Futuro Do Varejo  e o Varejo do Futuro
Em janeiro de 2.019, o especialista Walter Longo escreveu:
“Todas essas razões, porém, precisam ser avaliadas com cuidado. São razões essenciais mas não suficientes para um diagnóstico tão pessimista.
Estou certo que o varejo físico continua e continuará se expandindo e evoluindo, apesar das nuvens no horizonte. A metamorfose e a busca de novos paradigmas, porém, é necessária pois nos tempos atuais, empresas não morrem mais por fazerem coisas erradas e sim por fazerem as coisas certas por um tempo longo demais”.
 Exemplos recentes de empresas se reinventando não faltam.
IV. Varejo Físico ou Varejo Online? Ambos Conectados?
Como resposta, temos as características de uma pré-compra offline ou de ROPO (research online, purchase offline) e a sua prática:  Pré-compra off-line: o futuro do e-commerce também é físico, conceito de Giuli Romano.
Ela falava desta tendência, lá 2019.
Se isso já vinha ocorrendo, imaginemos agora em tempo de Pandemia.
Podemos até afirmar, que isso pode crescer exponencialmente e se tornar decisiva na nova relação do tripé: indústria, varejo e consumidor, resultante da oferta e do consumo, quando considerada conhecer e atender a tão relevante, experiência do consumidor 5.0  e não somente um trabalho de CRM, que sequer era muito bem feito, por alguns segmentos.
Com a chegada da Pandemia, a qual infelizmente pode não ir embora tão fácil e tão cedo, fomos “empurrados” para uma demanda inadiável de aceleração do processo de transformação digital.
Obviamente, não é possível que 100% do varejo esteja apto a integrar esta jornada de transformação digital, ora comentada e em curso, tendo como grande e efetivo propósito de atender o Novo Perfil de Consumidor, que se detecta clara e rapidamente.
Certamente isso só será possível, com Pessoas 5.0, com ações, engajamento e comportamentos em sintonia com a Era Pós Digital e em Tempo de Pandemia.
Transformar o Consumidor 5.0 em seu Fã depende de Você!  Isso Não dá para Não ser feito, Não dá para terceirizar.
Contar com parceiros estratégicos é Essencial!