Crônicas da inocência
Opiniao

Crônicas da inocência

Não importa se você é rico ou feio, magro ou gordo, pobre ou bonito. A criança simplesmente não enxerga essas coisas. Independe do sexo, religião, cor, credo ou classe social para que uma criança ame aos pais sem condições.
Se seu filho confundiu a panela com a bateria e a colher de pau com o bastão, de modo que você ficou furiosa com ele, logo estará ao seu lado a solicitar-lhe atenção. Se você esbraveja só porque a criança rabiscou um documento importantíssimo que você esqueceu sobre o criado-mudo; algumas horas após ela estará com a cabeça encostada no seu ombro a pedir-lhe carinho.
De vez em quando, nós mesmos, os adultos ouvimos coisas do tipo: ‘para com isso, não seja ingênuo!’ – como se a característica de ingênuo fosse a pior coisa do mundo. Absolutamente! Minha avó, por exemplo, morreu com oitenta anos sendo ingênua, viveu muito bem, e isso nunca foi uma desvantagem: minha mãe é ótima pessoa, assim como meus tios e a educação que eles receberam foi excelente.
E então o filho chega em casa a reclamar que o coleguinha da sala o empurrou, e o pai diz: ‘Não seja bobo, filho, vá lá e revide’. Pra quê? Para gerar violência? Talvez o mais correto a fazer fosse ignorá-lo de modo a não mais falar com esse “coleguinha”. Ok, a vida tem suas vantagens e desvantagens em fazer-nos aprender que, alguns momentos, não podemos ser tão ingênuos, mas a pureza do ser-humano tem muito de nossa consciência. Se você achar uma carteira com cem reais e o RG, você entrega ao dono?… É a sua consciência!
A criança não faz por mal, não mede controle… às vezes solta um palavrão porque ouviu alguém falar, mas cabe aos pais advertir. Já diziam grandes filósofos: A retórica é o melhor remédio.
Meu filho Pedro Henrique é um pouco tímido – talvez seja coisa de criança-pré-adolescente. Contudo, a fim de aumentar a segurança dele, tento ensinar do meu jeito: “Pedro, viver não é tão fácil. Ninguém vai ficar passando a mão na sua cabeça. Esteja certo que a vida vai te dar umas porradas, mas não importa o quanto você vai cair, importa o quanto você vai aguentar. Resista! Pois você consegue. E nunca permita que os outros falem que você não pode! Porque você Pode!
Uma conversa, às vezes, basta. Isso faz com que o ser humano cresça com objetivos a cumprir.

“Primeiro a chuva, depois o arco-íris. Acostume-se com essa ideia” autor desconhecido.