Customer Success é fundamental para as organizações
Opiniao

Customer Success é fundamental para as organizações

A Octadesk e a MindMiners encabeçaram um estudo que revelou os desafios na mudança de cultura das empresas
Você sabe o que é Customer Success? Apesar de nova, a área de Sucesso do Cliente (em português), já é bastante difundida e ganhou espaço em muitas empresas. O modelo implica na implantação de uma cultura empresarial centrada no cliente que vai do pré ao pós-venda. Mesmo essencial, muitas empresas encontram dificuldades para estender a atitude para todas as áreas da organização, situação revelada por uma pesquisa realizada pela Mindminers, startup brasileira especialista em pesquisas digitais, em parceria com a Octadesk, startup especializada em relacionamento com o cliente.
O estudo que ouviu 300 profissionais da área em todo País revelou que 86% das empresas que não possuem a área de Customer Success (CS) têm o objetivo de desenvolvê-la ainda em 2018. Das que possuem a área, 50% não utilizam nenhum tipo de software de auxílio. “Os números da pesquisa mostram que ainda é uma área que tem pouco foco dentro das companhias, mesmo tendo este conceito cada vez mais presente nas empresas brasileiras. Quem não se adaptar tem grandes chances de enfrentar dificuldades e perder para a concorrência. Afinal, o cliente está mudando, está mais exigente e conectado, então, as empresas também precisam mudar”, comentou o Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk.
O número de pessoas dedicadas a essa área e o nível de autonomia desses colaboradores também foram dados importantes revelados pelo estudo. Eles mostram que a quantidade de colaboradores na área de Custumer Success varia bastante de empresa para empresa: 31% delas contam com uma equipe de mais de 10 funcionários, enquanto outras 33% contam apenas com um, dois ou três colaboradores.
“O estudo mostra claramente que o conceito de Customer Success ainda é um “bebê” no Brasil, ainda não está claro que o investimento em CS pode ser tão ou mais vantajoso que a área de vendas, por exemplo”, explica Diego Azevedo, Customer Success Manager da MindMiners.