Dados móveis devem crescer, prevê Gartner (I)
Opiniao

Dados móveis devem crescer, prevê Gartner (I)

O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, estima que o tráfego global de dados móveis deverá chegar a 52 milhões de Terabytes (TB) em 2015, o que representa um aumento de 59% em comparação com o ano passado. O crescimento acelerado continuará até 2018, quando os níveis poderão atingir 173 milhões de Terabytes. Essas e outras informações serão apresentadas durante a Conferência Gartner Segurança e Gestão de Riscos, que acontece nos dias 10 e 11 de agosto (segunda e terça-feira), no Sheraton São Paulo WTC Hotel.
Analistas do Gartner aconselham as prestadoras de serviços de comunicação (Communication Service Providers – CSPs) a reconsiderarem seus limites de dados móveis para satisfazer as necessidades dos clientes e obter participação de mercado. “O tráfego está aumentando em todo o mundo, e mais que triplicará até 2018. Conexões novas e rápidas de dados móveis (3G e 4G) crescerão mais lentamente – de 3,8 bilhões em 2015 a 5,1 bilhões em 2018”, afirma Jessica Ekholm, Diretora de Pesquisas do Gartner.
No terceiro trimestre de 2014, o Gartner conduziu uma pesquisa sobre aplicativos móveis e perguntou a 1.000 usuários de smartphones nos Estados Unidos e a 1.000 na Alemanha sobre seus hábitos de uso de aplicativos móveis. “Os dois países apresentam mercados maduros e distintos, a partir dos quais podemos realizar boas comparações sobre estratégias de CSPs e seu impacto sobre o comportamento geral dos consumidores”, diz a Diretora de Pesquisas do Gartner.
Quando questionados se esperam até chegar a uma área com Wi-Fi para baixar um aplicativo, ou assistir conteúdos de vídeo por transmissão, 54% dos alemães responderam que sim, contra somente 36% dos entrevistados americanos. Isso acontece pois 43% dos usuários dos Estados Unidos se sentem pouco restringidos por seus planos de dados, enquanto apenas 20% dos usuários alemães relatam o mesmo.
Segundo o Gartner, as CSPs devem criar e vender planos de dados com limites mais elevados para aumentar sua participação no mercado em expansão. “Com o percentual do uso de vídeo subindo dos 50% atuais para 60% do uso total de dados até 2018, devemos esperar que as CSPs ofereçam a melhor experiência de vídeo possível aos seus clientes. Isto inclui o uso de tecnologias de otimização de vídeo e treinamento de conteúdo mais próximos ao consumidor”, afirma Jessica Ekholm, Diretora de Pesquisas do Gartner.
(Continua)