Data centers não são os vilões do meio ambiente (final)
Opiniao

Data centers não são os vilões do meio ambiente (final)

O que aconteceu, explicam os autores, foi principalmente uma grande mudança de cargas de trabalho para os data centers em nuvem maiores e mais eficientes – e longe dos centros de computadores tradicionais, em grande parte pertencentes e administrados por empresas não tecnológicas.
Em 2010, cerca de 79% da computação dos data centers foi realizada em centros de computação tradicionais. Em 2018, 89% da computação de data centers ocorria em computação em nuvem. “Os grandes provedores de nuvem substituíram data centers corporativos muito menos eficientes”, disse Koomey. “Você tem que olhar para todo o sistema e levar em conta os efeitos de substituição.”
A complexidade, o dinamismo e a imprevisibilidade do desenvolvimento da tecnologia e dos mercados, dizem os autores, tornam imprecisa a projeção por mais de dois ou três anos. Eles criticaram um artigo sobre o consumo de energia pelo Bitcoin que projetou décadas, com base no que eles disseram ser dados antigos e suposições simplificadas – uma abordagem que Masanet chamou de “extrapolar para o Dia do Juízo Final”. Mas o Bitcoin, dizem os cientistas, é algo diferente – e uma preocupação. As tendências de eficiência em outras áreas da tecnologia são atenuadas porque o software especializado do Bitcoin passa por mais ciclos de computação à medida que mais pessoas tentam criar, comprar e vender moeda digital.
“É um ponto polêmico e sensível que precisa ser observado de perto e pode ser um problema”, disse Masanet. Muito se desconhece sobre a mineração de criptmoedas e seu consumo de energia.
Ela usa software e hardware especializados, e o sigilo cerca os grandes centros de mineração de criptografia na China, Rússia e outros países. Portanto, as estimativas da pegada energética do Bitcoin variam amplamente.
Pesquisadores da Universidade de Cambridge estimam que a mineração de Bitcoin é responsável por 0,4% do consumo mundial de eletricidade. Isso pode não parecer muito. Mas todos os data centers do mundo – exceto aqueles para mineração de Bitcoin – consomem cerca de 1% de sua eletricidade.
“Acho que esse 1% é um uso muito bom e valioso”, disse Koomey. “Não tenho certeza se o mesmo é verdade para a parte do Bitcoin.”