De olhos bem fechados
Opiniao

De olhos bem fechados

Um jovem foi até um rabino em um casamento e disse: ‘Você se lembra de mim?’‘Não. Não lembro’, respondeu o judeu.‘Quem é você?’O jovem se apresenta e o rabino conclui: ‘Ah, você foi meu aluno na terceira série, não te vejo há anos, como estás? ’‘Vou bem, obrigado Professor. “Trabalha em quê? ’‘Eu sou Professor’, respondeu o jovem. ‘Uau, como eu! E o que inspirou você a ser professor?’ .‘O senhor me inspirou’, disse o jovem. ‘Ede que maneira eu inspirei você a ser um professor?’‘Eu vi o impacto que você teve em mim, e decide que crianças e adultos deveriam ter o mesmo impacto.’‘E qual o impacto que eu tive em você?’‘Vou te lembrar, mas tenho certeza que se lembra’. E o jovem continuou:
“Havia um colega que tinha um relógio de pulso muito bonito. Eu sonhava com aquele relógio, mas não podia compra um igual. Então decidi pegar da mochila dele só para ficar apreciando. Ele voltou do intervalo e foi reclamar contigo, ao que você disse à sala:‘-Quem quer que tenha roubado o relógio desse menino, por favor devolva-o’. Eu estava muito envergonhado, professor, e não devolvi, então você trancou a porta e continuou: ‘-Eu vou ter que colocar todo mundo em fila e esvaziar o bolso de cada um de vocês.’ E foi o que você fez. Todos em fila.” Ambos, na festa, deram um gole nas bebidas e o jovem continuou:
“ Naquele momento, professor, eu pensei que aquilo ia ser a coisa mais constrangedora da minha vida, e aí você disse com todos os garotos na parede: ‘-Eu quero que todo mundo fique de olhos fechados, todos precisam estar de olhos bem fechados, ok?’ E você foi de bolso em bolso, e todos estavam de olhos fechados, você chegou no meu bolso, achou o relógio, recuperou, e continuou revirando todos os bolsos. ‘-Podem abrir os olhos’, você disse, e então você deu o relógio de volta ao dono e nunca disse uma palavra pra mim sobre isso. Nunca mencionou a historia, nunca mencionou o episódio. E quando eu pensei em como você salvou minha dignidade naquele dia, como você salvou minha vida e minha alma, eu decidi ser professor. Foi isso que me inspirou”.
O professor rabino deu um gole em sua água, olhou nos olhos do jovem e disse: ‘Mas eu jamais poderia saber quem pegou o relógio, filho.’‘Ué, como assim, por quê? Quis saber o jovem. ‘Porque eu também estava de olhos fechados’.

“Educar não é ensinar respostas; é ensinar a pensar” Rubem Alves (2014, Campinas), psicanalista, escritor e pastor.