Deputado resgata 19 porcos sobreviventes na tragédia do Rio Grande do Sul
Política

Deputado resgata 19 porcos sobreviventes na tragédia do Rio Grande do Sul

No 10° dia de trabalho e resgate de animais vítimas da tragédia que assola o Rio Grande do Sul, o deputado Rafael Saraiva (União-SP), resgatou 19 porcos que estavam encobertos de lixo e se alimentavam de restos de animais mortos na cidade de Eldorado do Sul.

Referência na causa animal, o parlamentar tem percorrido as cidades junto aos membros do Grad (Grupo de Resposta a Animais em Desastres) e do Instituto Elpa (Eu Luto Pelos Animais).

Até quinta (16), 330 animais haviam sido resgatados, entre eles, cachorros, gatos, cavalos, porcos e aves.

“A cena em que encontramos os porquinhos era absurda, esses foram os sobreviventes da fome e hipotermia, pois faz muito frio e a água está gelada. Eles estavam se alimentando de outros porcos e cavalos mortos, encobertos por muito lixo. Arriscamos nossas vidas por uma única causa, de continuar salvado vidas, porque todas elas importam”, disse.

Além da problemática da tragédia natural, o deputado conta que vivenciou dias de muito risco durante os resgates de animais.

“Eles estão estressados, fomos mordidos em diversas situações. Além disso, tivemos dificuldades para entrar em muitos locais por conta da altura da água ou ainda, pela falta de segurança pública. Chegamos a ser expulsos pelo crime organizado em um desses salvamentos”, completou.

Balanço

De acordo com a Defesa Civil local, o número de mortos na tragédia chegou a 151. Já são 538 mil pessoas desalojadas, 104 desaparecidas e 806 feridos. Ao todo, 2,2 milhões de pessoas e 458 municípios foram afetados.