Deputados do ABC são empossados na Alesp
Política

Deputados do ABC são empossados na Alesp

Sete deputados estaduais do ABC foram empossados, junto a outros 87 eleitos, para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na quarta (15).

Ana Carolina Serra (Cidadania) que obteve 198.698 votos; Carla Morando (PSDB), 177.773 votos; Luiz Fernando (PT), 141.016 votos; Thiago Auricchio (PL), com 123.482 votos; Teonílio Barba (PT), com 108.071 votos; Rômulo Fernandes (PT), 75.033 votos e Atila Jacomussi (Solidariedade), 58.707 votos tomaram posse.

Na ocasião, também foi realizada eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. Foram eleitos os deputados André do Prado (PL), para a presidência; Teonílio Barba (PT), na 1ª Secretaria e Rogério Nogueira (PSDB), na 2ª Secretaria.

André foi eleito com 89 votos. Em sua primeira fala agradeceu os votos recebidos e prometeu uma gestão aberta a diálogos. “Sei da minha responsabilidade, mas agradeço a cada um de vocês, pois sem o apoio dos partidos isso não seria possível. Vou trabalhar muito para honrar cada voto que tive na tarde de hoje”, disse.

O novo presidente prometeu estreitar a relação entre a Assembleia e o governo do Estado. “Vamos juntos trabalhar para um Estado mais forte, humano e desenvolvido”, afirmou.

O 1º secretário Teonílio Barba foi eleito para o novo cargo por aclamação do Plenário. “Nós temos o compromisso com o debate, para que a gente retome a autonomia e a independência legislativa desta Casa. E isso não impede que quem é da base mantenha a defesa do seu governo. Nós da oposição faremos uma oposição responsável, mas com muita firmeza”, disse.

Já Rogério Nogueira chega para seu segundo biênio integrando a Mesa Diretora da Alesp. O parlamentar ocupou a segunda-secretaria entre os anos de 2021 e 2023 e foi reeleito com votação simbólica do Plenário. “Todos vocês [parlamentares] têm o direito de nos cobrar, tanto nós da segunda-secretaria, quanto a primeira e a presidência. Quero continuar trabalhando para todos desta Casa legislativa”, afirmou.