Despreocupação é necessária para a saúde
Opiniao

Despreocupação é necessária para a saúde

O cérebro humano é um complexo de neurônios que forma uma massa compacta que processa informações internas e externas, gerando respostas às necessidades orgânicas e ás intenções da mente. Digamos que, em parte, o cérebro é independente e cumpre a sua função de manter a homeostase, como a temperatura corporal, batimentos do coração, movimentos peristálticos dos intestinos, etc. Por outro lado, ele é dependente das nossas intenções, da comida e da bebida que ingerimos.
Existe uma idéia equivocada com relação a capacidade do cérebro e como fazer uso correto dele. Cientistas comprovaram que o cérebro não degenera com o tempo como se acreditava antigamente ( com exceção de cérebros com Parkinson ou Alzheimer), mas, se for corretamente usado promove nascimento de novos neurônios. Isto depende da necessidade do cérebro de se adaptar às exigências que estão sendo feitas a ele.
O exercício físico promove estímulos no cérebro e faz aumentar a quantidade de neurônios numa região chamada de Hipocampo. Esta é uma região do cérebro que armazena memórias de longo prazo, além de ser porta de entrada para outras glândulas importantes.
O cérebro é dividido em duas partes: cérebro emocional (lado direito) e racional (lado esquerdo). Com o desenvolvimento do ser humano desde a infância, o individuo pode ser mais racional ou emotivo conforme a sua tendência, o seu estudo, as fases emocionais da sua vida, etc.
De qualquer forma, para a saúde do cérebro são necessárias as ex-pressões dos dois lados combinados, ou seja, emoção e razão integrados geram foco e atenção no momento presente. Para conseguir esta integração é necessário despreocupar o cérebro, porque a preocupação constante desvia a energia que deveria estar centrada, para situações passadas ou futuras, ou seja, coloca a atenção em experiências passadas que não voltarão mais ou em ex-pectativas futuras que tão pouco são reais. Em outras palavras, podemos dizer que um cérebro preocupado vive na ilusão do passado e do futuro e não se conecta ao único momento real que é o presente.
A preocupação é um hábito, pensamos que estando preocupados estamos nos preparando para fazer alguma coisa e em muitos casos, apenas ficamos nos preparando e nada de concreto acontece.
Segundo a Medicina Chinesa a preo-cupação afeta o baço e o estômago e a digestão fica comprometida. A preocupação gera estagnação de energia e de alimentos.
A preocupação dificulta a expressão dos verdadeiros sentimentos e emoções.
A preocupação bloqueia o livre fluir das substâncias do cérebro e pode contribuir para desenvolver pensamentos obsessivos.
Para despreocupar o cérebro é preciso primeiro analisar a natureza destas preocupações.
Entenda que o problema que você tem vai acontecer você estando preocupado ou não. A diferença é que a preocupação pode agravar a situação. Tenha mais fé e confie que tudo que acontece tem um motivo e um porque e que não podemos mudar as coisas da forma que pensamos.

namaste
Curso de Meditação para controle da ansiedade – Data: 30/7/2011, sábado das 14:00 as 17:30 – Investimento: 75,00 por pessoa. – Para 2 pessoas, 65,00 cada uma

Prof. Almir de Carvalho é especialista em acupuntura pela Universidade de Beijing (China), pós graduado em yoga pela FMU