Dia 22 de março, Dia Mundial da Água
Opiniao

Dia 22 de março, Dia Mundial da Água

Em 1992 durante  Conferência da ONU- Organização das Nações Unidas, que justamente ocorreu no Rio de Janeiro, aqui em  nosso Brasil mesmo, a data de 22 de março foi instituída como Dia Mundial da Água.

Nosso País sempre foi invejado, pois sempre  contamos  com esse líquido tão vital para a sobrevivência, mas não soubemos cuidar de economizá-la  e hoje estamos aprendendo a duras penas como tratá-la com carinho. O Brasil tem aproximadamente 12% de água doce do mundo e mais da metade – ou seja 54% desse total – encontra-se na Amazônia e na bacia do Rio Tocantins onde está a menor população por quilômetro quadrado  de nosso país.

A principal fonte de sobrevivência do ser humano torna-se cada vez mais rara devido ao longo dos séculos  não ter sido cuidada como deveria.

O famoso economista,  Adam Smith no século 18, considerou um paradoxo a água tão importante para os seres humanos, sendo essencial para a manutenção da vida,  era vendida por um preço irrisório e o diamante, cuja utilidade era ser unicamente uma jóia, é vendido a preço exorbitante. Realmente um paradoxo.
Na  Conferência Internacional sobre Água e Meio Ambiente no ano de 1992 realizada em Dublin, na Irlanda, foram aprovados  os seguintes princípios:

1 A água doce é um recurso finito e vulnerável para manter a vida, o desenvolvimento e o meio ambiente.

2 O aproveitamento e a gestão da água devem se basear na participação dos usuários, dos planejadores e dos responsáveis pelas decisões  em todos os níveis.

3 A mulher desempenha papel fundamental no abastecimento, na gestão e na proteção da água.

Desejo fazer um parêntese nesse item 3 quanto à mulher, para explicar que segundo consta, a experiência do trabalho com as mulheres na gestão da água, mostra o papel fundamental que desempenham no seu manejo e proteção, assim como  nas possibilidades de obter um melhor abastecimento. Promover  a ativa participação das mulheres neste campo é garantia  de êxito e de promoção do desenvolvimento.

4 A água tem um valor econômico em todos os diversos usos aos quais se destina e deveria ser reconhecida como um bem econômico

O Parque Natural Municipal do Pedroso, considerado Unidade de Conservação pela Lei Municipal 7.733 de 1998, possui 842,34  hectares de extensão e é a maior reserva natural do Grande ABC. Encontra-se em área de Proteção de Mananciais possui uma rica rede hidrográfica com 37 nascentes, 15 lagos e cachoeiras  na Bacia  Hidrográfica da Billings e na sub-bacia  do Rio Grande.  A microbacia do córrego Pedroso – localizada dentro do Parque – produz 10,4 milhões de litros de água por dia e abastece 39 mil pessoas ou seja 6% da população de Santo André.  O Parque do Pedroso serve também de refúgio para a vida de animais silvestres.

O  Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de  Santo André – Semasa, possui desde 1997 uma outorga (autorização para captar água da Represa Billings) do Departamento de Águas  e Energia Elétrica do Estado na região do Parque do Pedroso, água tratada na  Estação de Tratamento de Água (ETA ) do Guarará.

Hoje a cidade é responsável pela produção de somente 6% da água consumida pelos munícipes e compra da Sabesp os outros 94%, mas em breve, Santo André ganhará uma nova estação para tratar 350 litros de água por segundo, que elevará a produção própria de água para, aproximadamente, 25% do consumo. Ao todo, serão investidos R$ 50 milhões na construção da nova Estação de Tratamento de Água do Parque Natural do Pedroso.

Para concluir, nada como um bom copo de água gostosa  para mitigar nossa sede.

Israel Zekcer, vereador de Santo André, médico pediatra e alergista, deputado estadual de São Paulo por três gestões, Secretário de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.