Dia Internacional da Mulher 2012
Opiniao

Dia Internacional da Mulher 2012

03/03/2012

O Dia Internacional da Mulher é uma data especial, não apenas para o setor feminino, como também pelo masculino, pois desde o início do século XX, procurou-se a busca pela igualdade dos direitos com mais ênfase.
E isso não foi nada fácil. A Revolução Industrial se deparou sempre com uma sociedade machista, e a mulher já percebera que não era tratada com a devida delicadeza, pelo contrário, e cada vez mais carente, queria a busca de direitos iguais.
Entretanto o ser humano feminino, quando passou a trabalhar em fábricas na Europa e nos Estados Unidos, sob condições péssimas, de repente, o primeiro Dia Internacional da Mulher ocorreu em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, em virtude de uma greve de operárias americanas realizada no ano passado. Em 1910, o seu Dia Internacional foi instituído – ainda sem data, após a realização da Primeira Conferência Interna-cional de Mulheres, em Copenhagen, na Dinamarca.
Houve ainda muitos atritos, porém em 1977, o dia 8 de Março foi oficializado pela Organização das Nações Unidas, sendo obedecido ao que fora combinado em 1910.
Na famosa manifestação “Pão e Paz”, elas exigiram condições dignas e não concordaram com a participação russa na Primeira Guerra Mundial.
Tais fatos representam um fenômeno que não mais iria retornar: o feminismo, baseado em valores igualitários, que durante séculos serviu como um grito clamando pela apropriação de uma existência digna, tais como acesso à saúde e à educação, bem como surgiu em nosso País , em 1932, o Direito às eleições no Brasil.
Acreditamos que no Dia da Mulher, temos de pensar com muito carinho nas mulheres e nos homens – com 60 ou mais de idade, diante da baixa condição física, inseri-los em programações de saúde, de lazer e que possam ser encaminhados, por exemplo, aos Centros de Fortale-cimento Muscular mais próximo da residência do usuário.
Há muitos motivos para se comemorar a data, porém ao mesmo tempo em que ela é bem-vinda, temos de refletir sobre esses desafios que precisam ser partilhados por todas as mulheres, e aos homens também, a fim de que as garantias sejam ampliadas no presente e no futuro por um mundo melhor.

Israel Zekcer, vereador de Santo André, médico pediatra e alergista, deputado estadual de São Paulo por três gestões, Secretário de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.