Dia Mundial da Obesidade
ARY SILVEIRA BUENO

Dia Mundial da Obesidade

Uso este espaço para reproduzir o texto escrito pelos médicos abaixo, sobre o tema em pauta.
“O objetivo desta data, além de alertar sobre esta condição clínica, é destacar as iniciativas inovadoras para combatê-la. A pandemia que vivemos trouxe à tona ainda mais alertas: a obesidade está diretamente relacionada à maior gravidade e pior desfecho nas pessoas que são acometidas pela Covid-19, bem como pelas doenças crônicas associadas a esta condição, as chamadas “comorbidades”. Outro alerta importante está relacionado ao isolamento social e à redução da prática das atividades físicas, que certamente afetarão ainda mais os indicadores relacionados a 2020 e 2021.
Muito além de questões puramente estéticas, elas impactam negativamente na qualidade de vida e na capacidade funcional dos indivíduos. A solução definitiva para obesidade deve ser individualizada e planejada a médio e longo prazo, passando longe de dietas muito restritivas e soluções mágicas, priorizando modificações de hábitos de vida que incluam a adoção de uma alimentação equilibrada e saudável, com inclusão de rotina de atividade física, cuidados com saúde intestinal, combate ao stress e melhorias na qualidade do sono.
Atualmente, existem diversas iniciativas e novas tecnologias sendo desenvolvidas para ajudar a solucionar este problema ao redor do mundo. Uma delas chama a atenção para a importância de produzir uma informação capaz de validar ou mudar o comportamento, além de promover, de forma amigável e estimulante, o primeiro passo para o entendimento de que esta condição clínica precisa do monitoramento constante de sua principal variável, o peso. Entender que as flutuações do peso corpóreo no dia a dia são comuns e quase nunca refletem a tendência de perda de peso global é fundamental para manutenção do estímulo individual e adesão aos treinos, planos ou programas.
A solução definitiva para obesidade deve ser individualizada e planejada a médio e longo prazo, passando longe de dietas muito restritivas e soluções mágicas, priorizando modificações de hábitos de vida que incluam a adoção de uma alimentação equilibrada e saudável, com inclusão de rotina de atividade física, cuidados com saúde intestinal, combate ao stress e melhorias na qualidade do sono.
A individualização do programa de emagrecimento é fundamental para o sucesso. Essa personalização se faz respeitando o organismo e os desejos da pessoa. Assim, monitorar o peso é algo muito importante mas pode ser frustrante e gerar ansiedade, o que ajuda as pessoas a desistirem do programa. Por isso criamos o Sinque.
A personalização pode acompanhar o momento em que a pessoa está passando. Como no caso ao lado onde a projeção da faixa de peso para as próximas duas semanas é de manter o peso, a pessoa deve manter o que está fazendo se ela perdeu peso nas últimas semanas, afinal o corpo tem que encontrar um equilíbrio com o novo comportamento. Mas se já está há algumas semanas mantendo o peso, é a hora de avaliarmos a dieta e a rotina de exercícios.
Em resumo, o importante é perder peso de uma forma saudável.”
Dra. Telma Sigolo / Dr. Renato Romani