Dia Nacional do Selo – 1º/08/1843
Luiz José M. Salata

Dia Nacional do Selo – 1º/08/1843

O Correio Filatélico emitiu e lançou, na data que é comemorada anualmente, o primeiro selo postal brasileiro, com homenagens pela efeméride. O evento é muito celebrado pela população e entre os funcionários do Correio Filatélico, filatelistas e colecionadores dessa antiga modalidade. O nosso país é conhecido e festejado como o segundo país do mundo a aprovar a instituição do selo postal nas correspondências, sendo antecedido apenas pela Inglaterra a criadora do sistema postal.
Os selos postais foram criados numa tentativa de se evitar prejuízos com a devolução das correspondências, pois antes de sua criação os pagamentos pela distribuição das cartas era feito pelos destinatários, e não arcar com o pagamento, haveria prejuízo. Verificando de como era feita a distribuição das cartas, o diretor do Correio britânico, descobriu que os destinatários utilizavam códigos secretos nos envelopes para a comunicação com outras pessoas, sem a necessidade do recebimento do material, portanto sem o pagamento dela. A partir do dia 03 de dezembro de 1839, foi feita a reforma postal quando a Inglaterra emitiu o primeiro selo, exigindo que o remetente teria que pagar o envio da carta, sem prejuízos como antes.
O primeiro selo britânico foi chamado de Penny Black, o que motivou interesse dos demais países na adoção para a distribuição com o valor devido no ato do pedido de remessa, o que foi aceito pela população, garantindo assim a segurança das entregas aos destinatários. Por obra de D. Pedro II, Imperador do Brasil, desde o ano de 1831, pois considerado maior de idade e no pleno exercício do trono imperial, aos dezessete anos de idade, pois completaria 18 anos em 02 de dezembro de 1843, com habilidade para reger os destinos do Brasil, determinou a emissão e lançamento do primeiro selo brasileiro, em 1º de agosto de 1843, o segundo no mundo. Foi denominado de Olho de Boi (diocleia violência), uma semente da planta da árvore de pequeno porte que cresce nos rios e córregos, bem conhecida, pois é indicada para consumo para aqueles que sofrem com derrames, epilepsia e problemas nervosos em geral.
O referido selo foi lançado com os valores de 30, 60 e 90 réis, com a imagem dela inscrita numa esfera que se refere à referida semente. No ano de 1.850, foi emitido e lançado o selo chamado Olho de Cabra, recebendo tal nome pela semelhança de sua estampa com o olho desse animal, no valor de 30 réis. Demais coleções de selos comemorativos com as estampas dos mais variados assuntos foram lançados pelo Correio Filatélico, com motivos da rica fauna, flora, pessoas, animais, datas especiais e institucionais etc., existentes em nosso país, demonstrando assim para o mundo a grandiosidade do país. Com o lançamento do selo comemorativo o Correio Filatélico instituiu o modo de, ao mesmo tempo, também a cerimônia de obliteração, qual seja, o ato de se carimbar no envelope próprio com as estampas alusivas ao tema, do lado direito no selo, e do lado esquerdo somente o carimbo, portanto trata-se de um documento histórico filatélico.
A Sociedade Cultural Brasilitália mantém em seu acervo algumas peças das relações com a Itália, em especial de outubro de 2011, que se refere à comemoração da Unificação da Itália, o selo da cor verde, no alto a figura do Cristo Redentor e na baixa o Coliseu. Neste ano, por ocasião da comemoração dos 150 anos da imigração italiana, foi lançado o selo com a estampa o número 150 Anos e de um vapor, o meio marítimo de transporte que trazia os imigrantes. Pela primeira vez na cidade de São Bernardo, ocorreu o pioneiro lançamento pelo Correio Filatélico, de todos os tempos, na cidade e região de selo comemorativo e com o carimbo do primeiro dia de circulação, no dia 5 de junho de 2019. Tal evento foi realizado na sessão solene comemorativa na Câmara Municipal, presidida pelo vereador Ary de Oliveira, pelos 45 anos de fundação da Sociedade Cultural Brasilitália, entidade ítalo-brasileira que difunde as relações ítalo-brasileiras, como também o longevo Curso de Italiano.
O ato contou com a presença do Cônsul Geral da Itália, Dr. Philipo La Rosa, o qual procedeu a obliteração, qual seja, o carimbo de assim proceder no envelope com o timbre da referida sociedade. Neste ano, no dia 25 de abril, foi realizada a sessão solene na Câmara de São Bernardo, presidida pelo vereador Hiroyuki Minami, comemorativa ao Jubileu de Ouro, os 50 anos de fundação da Sociedade Cultural Brasilitália, na mesma data, 25 de abril de 2024, quando foi lançado o selo comemorativo pelo seguido da obliteração por todas as personalidades componentes da mesa dos trabalhos, da Comissão Organizadora da Brasilitália e demais membros do gabinete do Presidente da Mesa e da Câmara Municipal e de centenas dos presentes, os quais todos após cada obliteração, levaram dito envelope como recordação de tão importante ato para a entidade. Pelo que se vê, tal data engrandece o nosso país pela longevidade da instituição.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário