Diadema apresenta novos secretários de Desenvolvimento Econômico e Cultura
Política

Diadema apresenta novos secretários de Desenvolvimento Econômico e Cultura

O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, apresentou, nesta segunda (21), os dois novos secretários de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Marcelo Strama, e de Cultura, Camilo Vannuchi.

O advogado Marcelo Strama chega para suceder a vice-prefeita Patty Ferreira na secretaria de Desenvolvimento Econômico. Strama foi subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, nos anos de 2017 e 2018.  Também foi presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), em 2018.

A prioridade do novo secretário será, além de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela sua antecessora, Patty Ferreira, ampliar a oferta de empregos, trazer empresas e inovação na área tecnológica para Diadema. “Queremos simplificar a vida do empreendedor e do trabalhador. Teremos um novo espaço, onde vamos juntar o Banco do Povo, que facilita o acesso ao crédito ao empreendedor popular, vamos juntar a Jucesp, a Associação Comercial, o posto Sebrae de atendimento ao trabalhador e o Emprega Diadema, que vamos conveniar com o Ministério do Trabalho do governo federal. Será uma espécie de Poupatempo municipal. É um espaço para simplificar a vida do empreendedor e do trabalhador”, revelou Strama.

Também será realizada, com articulação com o deputado estadual Caio França (PSB), que também esteve presente ao evento, ações de incentivo à exportação, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex)-Brasil. “Fui o responsável por trazer o 37º escritório regional da Jucesp em Diadema, mas o próximo passo é fazer com que mais investidores possam acreditar no potencial desta cidade tão importante para o Estado que é Diadema e tão bem conduzida por alguém que está no seu quarto mandato, que é o prefeito Filippi”, afirmou o deputado. Na ocasião, França assinou emenda que destinará R$ 150 mil para Diadema.

Patty Ferreira ressaltou as principais ações no período em que ficou à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Pudemos alavancar algumas ações que estavam um pouco adormecidas, o Polo de Cosméticos, que conseguimos reformular, levar algumas ações para a rua, para mostrar a importância de Diadema, nesta pauta do comércio das indústrias, dos prestadores de serviços. Conseguimos trazer o Emprega Diadema mais próximo da indústria e do comércio fazendo diminuir a ponte deste morador com seu novo emprego. Inclusive os empregos formais já aumentaram em Diadema”, contou.

Além disso, outro destaque foi a Economia Solidária. “Tivemos um grande crescimento na cidade e conseguimos levar para os pequenos empreendedores a oportunidade. Com isso, conseguimos circular na cidade R$ 415 mil”, revelou.

Já Filippi recapitulou a trajetória da geração de emprego na cidade. “Diadema de 2001 a 2010 cresceu 9% ao ano. Em 2007, tivemos um crescimento de 13% num ano. Isso representou uma cidade que ofereceu oportunidades. Tivemos em 2012 um pico de empregos, quase 120 mil empregos e a partir de 2012, infelizmente, começamos a ter um declínio, e chegamos, em 2020, com cerca de 80 mil empregos. Foram quase 40 mil empregos formais extintos na cidade e, a partir de 2020 começamos uma recuperação”, destacou.

Atualmente, o município está no 6º mês consecutivo de crescimento na geração de empregos. “Conseguimos retomar o nível de empregos, em relação à pré-pandemia. Já estamos com o nível de emprego formal, relativo ao ano de 2016, numa curva de recomposição e reconquista destes postos de trabalho. Atingimos os 94 mil empregos formais”, revelou Filippi à Folha.

De acordo com o prefeito, também é necessário melhorar outros indicadores econômicos. “Temos outros indicadores que precisamos fazer avançar. Indicadores tanto da receita, da melhoria de novos empreendedores, de investimentos novos na cidade, na busca de apoio financeiro, como por meio do BNDES, com fontes de financiamento para a inovação tecnológica, para investir na exportação. Diadema é uma cidade de indústrias de pequeno e médio porte e algumas de grande parte, mas que tinha sempre uma vocação para exportar, que tinha e tem competitividade e precisamos voltar a isso”, enfatizou.

NOVO SECRETÁRIO DE CULTURA

O jornalista e escritor Camilo Vannuchi é o novo secretário de Cultura de Diadema. Vannuchi assume o cargo que era ocupado por Deivid Couto, que agora está no comando da secretaria de Governo. “Chego com uma vantagem em relação ao início do governo do prefeito Filippi. Chego em um momento em que o ministério da Cultura está de volta. Chego em um momento em que, nessa semana, estava sendo terminado os editais da Lei Paulo Gustavo. É uma cidade que tem uma cultura gigantesca, uma produção enorme e, agora, com uma parceria com o governo federal, vai dar uma acelerada nos próximos meses”, disse.

APOIO DO PSB

Na ocasião, Filippi também falou sobre a aproximação com o PSB na cidade. “Em Diadema, tivemos um histórico de distanciamento do PT e PSB do que no cenário nacional por contingência. Tivemos situações em que eu mesmo disputei, nas outras vezes, com adversário forte do PSB e nunca tive, nos meus quatro mandatos, uma participação formal do partido dentro do governo. Sem dúvida isso representa um avanço. A eleição do Lula e Alckmin permitiu com que ganhássemos mais confiança, mais referência para essa consolidação”, disse.

Em 2020 a aliança PT e PSB não foi possível, segundo o prefeito, pois o partido lançou candidato próprio na cidade, Marcos Michel (PSB). “Em 2020, essa aliança não foi possível, o PSB lançou candidato a prefeito e, agora, vamos estar conversando sem nenhuma arrogância. O PSB no governo representa essa aproximação mais articulada e que tem a ver com resgate da relação PT e PSB a nível nacional, e que Diadema estava um pouco desfocada. A partir de agora estaremos juntos PT e PSB caminhando juntos para, no ano que vem, podermos oferecer mais alternativas para a nossa cidade”, afirmou.