Diadema inaugura Complexo de Bem-Estar Animal
Cidades

Diadema inaugura Complexo de Bem-Estar Animal

Diadema inaugurou, na terça (27), o Complexo de Bem-Estar Animal Silvestre. O espaço é o segundo na região do ABC a oferecer uma sala de atendimento e primeiros socorros a animais silvestres resgatados. Ribeirão Pires foi a primeira cidade do ABC a ter o serviço. O local oferece atendimento, acolhimento, encaminhamento, reabilitação e educação ambiental sobre os animais silvestres. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SMAS), de janeiro a maio deste ano, foram resgatados na cidade mais de 120 animais silvestres, sendo mais de 80% deles saruês (popularmente chamados de gambás), além de aves, serpentes, aranhas e bicho-preguiça.

De acordo com o biólogo Sandro Santana, esse grande número de ocorrências de resgate de animais silvestres tem uma explicação científica. “A localização geográfica de Diadema, que faz divisa com o Parque do Estado, na região norte, e com o Manancial Billings, ao sul, explica o grande número de animais resgatados todos os anos. A partir de agora, quando a população nos procurar, vamos poder oferecer um atendimento mais técnico e eficiente e com retaguarda da nossa própria equipe veterinária”, explicou.

O Complexo conta ainda com clínica veterinária e quatro viveiros projetados para abrigar diferentes espécies de animais silvestres. O espaço recebeu investimento de R$ 130 mil, proveniente de compensações ambientais. “Embora não seja da competência municipal o cuidado com os animais silvestres, nossa Prefeitura tem compromisso com o meio ambiente, o bem-estar animal e a proteção da fauna e da flora nativas”, afirmou o prefeito José de Filippi Júnior.

Na ocasião, foi reaberto o Borboletário Municipal, primeiro da Região Metropolitana, e que, em 2005, foi batizado com o nome da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia Lula da Silva. Participaram do evento a vice-prefeita Patty Ferreira e os secretários municipais Deivid Couto (Governo e Cultura), Zé Antônio (Saúde), Gel Antônio (Segurança Alimentar) e Rubens Martins (IPRED); do comandante Mendes (GCM); e vereadores.