Dib é oficializado como vice na chapa de Luiz Fernando
Política

Dib é oficializado como vice na chapa de Luiz Fernando

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de São Bernardo, Luiz Fernando (PT), oficializou, nesta quarta (22), o nome do ex-prefeito William Dib, para compor como vice na chapa que disputará o comando Paço Municipal, nas eleições de outubro próximo.

“O que nos aproximou foi a preocupação do rumo que São Bernardo estava tomando, as condições da nossa cidade foram avançando, porém negativamente e fomos construindo a nossa pré-campanha com muito apoio moral e aconselhamentos do Dr.Dib”, revelou o pré-candidato a prefeito.

De acordo com Luiz Fernando, para a definição do nome a vice-prefeito, foi feito um debate a nível nacional, que envolveu o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), o ministro Márcio França (PSB), o ministro Luiz Marinho e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Precisávamos ter uma chapa que repetisse aquela coligação que se deu de vontades e políticas para o debate nacional, para a disputa nacional, com o PT e o PSB juntos”, destacou.

Assim, segundo Luiz Fernando, a Executiva do PT, com partidos aliados, definiu de “maneira unânime” a aliança. “É a melhor aliança que podíamos firmar para enfrentar as urnas, trazendo a experiência, a vivência, o prestígio eleitoral e político, além de todo o seu conhecimento se reforçando junto a nós, para que nós pudéssemos fazer a melhor disputa e vencermos essas eleições”, avaliou.

A chapa de Luiz Fernando e Dib conta com apoio de sete partidos. São eles: Federação (PT, PCdo B, PV), Psol, Rede, PDT, Solidariedade,Mobiliza e Democracia Cristã.  “São sete partidos, sete chapas de vereadores que vêm às urnas junto com Luiz Fernando e Dib para que a gente retome essa cidade”, disse o petista.  

O ex-prefeito de São Bernardo contou que o PSB colocou à disposição do PT a indicação do seu nome para vice-prefeito e que, na terça (21), ela foi validada. “Ontem, depois de um convite formal do ministro e ex-prefeito Luiz Marinho, houve uma reunião do Diretório do PT que colocou a nossa pré-candidatura a vice-prefeito”, destacou.

De acordo com Dib, a relação com Luiz Fernando é de amizade, admiração e não de negócios. “Luiz Fernando é competente e capaz e tenho certeza que fará um grande governo para São Bernardo”, justificou.

Dib também falou sobre a sua “dívida” com São Bernardo. “Fui vereador e secretário passando por mais de sete secretarias, fui vice-prefeito, fui prefeito reeleito. O mais votado do Brasil e da história de São Bernardo. Fui presidente da Anvisa, que tenho orgulho de ter liberado a cannabis medicinal e que  salvou milhares de pessoas no país. Minha dívida com São Bernardo é grande. Devo tudo para São Bernardo”, frisou.

Os caminhos divergentes percorridos na política, no passado de Dib e Luiz Fernando, parecem ser página virada. “O que uniu o Dib a mim é São Bernardo. Claro que quando se une duas pessoas, várias ideias, tem que se abrir mão. Não é o Plano de Governo do PT, mas de todos os partidos que estão juntos”, enfatizou Luiz Fernando. “Está unindo experiências diferentes, vivências diferentes, olhares diferentes. Vamos reunir esses olhares todos com o foco em São Bernardo. Daí, nascem coisas melhores”, completou.

Questionado pela Folha, sobre quando o presidente Lula e o vice-presidente Alckmin irão participar das pré-campanhas, o petista afirmou que as participações ocorrerão no período eleitoral. “Estamos organizando a vinda de ambos. Alckmin estará participando de reuniões, assim como o presidente Lula. Queremos, efetivamente, o presidente e o vice, também, no período eleitoral. Queremos mais, vamos querer antes, vamos trazer outros ministros também no debate do nosso programa de governo”, disse.

Também disse que ainda deverá contar com a visita de alguns ministros. “São Bernardo é uma cidade diferenciada, ela tem alguns ministros da cidade. Ricardo Lewandowski e Luiz Marinho, são de São Bernardo. Meu irmão, Paulo Teixeira, que também é ministro, e temos o presidente da República que é de São Bernardo. Essa eleição interessa muito ao governo federal que está extremamente preocupado com a situação da cidade”, afirmou. 

Na ocasião, estiveram presentes: o deputado estadual Teonílio Barba (PT); o coordenador da Macro PT ABCDMRR, Brás Marinho; o presidente do PT na cidade, Cleiton Coutinho; o presidente do PSB de São Bernardo, Antônio Cabrera; o presidente do PV do município, Rafael Rigato; o presidente municipal do PCdoB, Jorge Costa; o presidente do PDT da cidade, Haroldo Rocha; o presidente municipal do Mobiliza, Otávio Gomes de Oliveira Junior, bem como do ex-secretário Tarcisio Secoli, coordenador da campanha de Luiz Fernando, e do ex-deputado estadual Ramiro Meves (SD), entre outras autoridades.