Dicas de ouro para Home Office (HO)
ARY SILVEIRA BUENO

Dicas de ouro para Home Office (HO)

Em 22 e 29/05 e em 07/06, escrevemos sobre a implantação em curso do HO permanente na ASPR. Reproduzimos a introdução que segue, para colocar você dentro do contexto (I, II e III).
A ASPR, assim como milhões de empresas no Brasil, adotaram a partir de março de 2.020 devido a pandemia da C19, a prática do Home Office – HO, parcial ou total.
Certamente as experiências foram e tem sido as mais variadas possíveis, surpreendentemente exitosas, na maioria dos casos.
O HO como sabemos, ele traz consigo muitos pontos bem positivos e alguns negativos, os quais podem e devem ser trabalhados com especial atenção, para que se minimize estes efeitos e não prejudique pra valer os imensos ganhos possíveis, trazidos pela sua adoção.
Dentro da visão e realidade da ASPR, compartilhamos algumas Dicas de Ouro para obtenção de melhores resultados em um programa bem estruturado e bem implementado de HO.
Para obter melhor Produtividade, evite muitas interrupções do fluxo de trabalho normal, pela alta demanda de reuniões. Certifique-se de que elas são realmente necessárias!
Planeje muito bem as reuniões e estabeleça claramente os seus objetivos, como: pauta, horário, tempo de duração da reunião, quais participantes e porque, materiais todos às mãos. Esses são alguns dos cuidados e pontos básicos, os quais evitarão reuniões até desnecessárias, sequenciais, muito demoradas (além do tempo ideal/necessário) e principalmente reuniões improdutivas.
Antes de qualquer reunião, lembre-se de estudar a pauta, organizar suas ideias e preparar suas falas. Seja empático, ouça a outra parte e coloque o foco nos problemas a serem resolvidos e não nas pessoas. Observe que a reunião pode ser mais produtiva e assertiva, sendo possível evitar possíveis ruídos e conflitos.
Importante ainda prever bem o tempo de recepção dos convidados e suas apresentações, quando isso couber, se fizer necessário. Prever um tempo para descontração e/ou uma “parada técnica”, também se fizer conveniente, poder ser a chave para o sucesso de reuniões com duração pouco maior.
Humanizar o Home Office, é mais que fundamental. É Essencial!
Reserve um tempo para a família realizando refeições, fazendo pausas, tendo momentos de descontração, como uma pausa para o café, alongamentos etc.
Durante as conferências lembre-se de relevar os pequenos incidentes, como: filhos na tela, ruídos no call, pets, entre outros. No entanto, toda a atenção e cuidados com isso, são muito bem-vindos e faz parte da nova etiqueta corporativa, assim como mutar os microfones quando não se está falando.
Outra dica importante é promover encontros online de descontração, para uma maior interação possível. Providencie cafés, happy hour. Aproveite as datas comemorativas, como agora com a Festa Junina.
Vivemos e vivenciamos momentos em que se pede: ação, inovação e muita criatividade. As mudanças, as transformações, incluindo a digital e as revoluções tecnológicas em curso, não fazem parte de nossa opção, elas são inevitáveis, velozes e crescentes. No entanto, garantir momentos de convivência e diversão entre os profissionais do Time, isso sim se resume na regra de ouro para um bem sucedido HO permanente, altamente eficaz e efetivo.
Conte com a ASPR em HO!