Diocese promove Festa das Nações, neste final de semana
Cultura & Lazer

Diocese promove Festa das Nações, neste final de semana

 A Pastoral do Migrante da Diocese de Santo André e o Centro de Apoio aos Migrantes do ABC Paulista irão realizar, neste sábado (20) e domingo (21), a 6ª Feira das Nações, cujo tema deste ano é baseado na frase do Santo Padroeiro dos Migrantes, João Batista Scalabrini: “Para o Migrante, pátria é a terra que lhe dá o Pão”. O evento irá contar com atrações gastronômicas e culturais de diversos países e também acontecerá a missa de celebração da Ascensão do Senhor e Ação de Graças pelo evento.
 A Festa, que até então acontecia na Igreja Matriz de Santo André, neste ano, ganha um caráter Peregrina, assim como os Migrantes, e será acolhida pela primeira vez em São Bernardo, na Paróquia São José, localizada na Praça São José, 243 no Baeta Neves. O horário será das 18h às 22h no sábado. Já no domingo, a missa irá ocorrer às 10h presidida pelo bispo Diocesano Dom Pedro Carlos Cipolini, em seguida teremos o desfile das bandeira e a festa que vai até às 21h.
 A parte gastronômica da feira irá contar com barracas de migrantes de diversas nacionalidades. Haverá pratos típicos da Argentina, Brasil, Costa do Marfim, Espanha, Haiti, Itália, Japão, México, Paraguai, Peru, Portugal, Venezuela, entre outros países. Já em relação à parte cultural, haverá no sábado uma apresentação de Dança e Música Paraguaia, Orquestra de Violeiros, Banda Santa Cecília e a Banda Voltei pra Vitrola. O segundo dia da festa, por sua vez, contará com apresentações do Projeto Futuração (um orquestra de crianças tocando instrumentos de corda e sopro), Escola de Dança da Professora Darci, Grupo de Teatro com a peça tratando o tema da Migração, Bingo, Elvis Cover e a Banda Voltei pra Vitrola.

Para o padre Pierre Dieucel, administrador do Centro de Apoio ao Migrante e assessor da Pastoral do Migrante do ABC Paulista, o evento é uma “oportunidade de unir a cultura de diversos países além de divulgar a riqueza do migrante, além disso uma maneira de sermos solidários para com o Migrantes.” Já para Coordenadora Diocesana, Vanessa Siribeli, “a Festa tem como objetivo celebrar com e para o migrante, são eles o protagonistas deste evento, que quer ser momento de partilha e fraternidade, quem acolhe o migrante, acolhe o próprio Cristo, num momento em que tantos são forçados a fugir de suas terras, queremos ser um porto de chegada, integração e amor! Aqui em nossa Diocese o migrante pode sentir-se em casa, pois encontra acolhida e proteção!”

O evento irá promover ainda a rifa de um iPhone pelo valor de R$ 20, que pode ser adquirida pelo WhatsApp (11) 915650879.

Programação

Sábado (20) de maio, das 18h às 22h
Dança e Harpa Paraguaia

Orquestra de violeiros
Banda Santa Cecília

Banda Voltei pra Vitrola

Domingo (21) de maio, das 13h às 21h
Grupo Futuração

Escola de Dança Professor Darci
Bingo
Grupo de Teatro
Elvis Cover

Banda Voltei pra Vitrola