Dólar alto e feriadões estimulam turismo interno
Turismo

Dólar alto e feriadões estimulam turismo interno

Os “feriadões” do calendário nacional do segundo semestre (12 de outubro e 2 de novembro) e a alta do dólar prometem turbinar o mercado de viagens e turismo interno brasileiro. “A alta do dólar desanimou muitos brasileiros que planejavam passar a temporada de inverno no exterior. Boa parte dos viajantes trocaram Caribe, Europa e Estados Unidos, por exemplo, por destinos nacionais, principalmente aqueles voltados para família”, afirma Antônio Gomes, cofundador e diretor comercial do Hotel Urbano (www.hotelurbano.com).

De acordo com um estudo realizado pelo Hotel Urbano, agência online de viagens líder no País, as cidades de Porto Seguro (BA), Fortaleza (CE), Gramado (RS), Natal (RN) e Maceio (AL) são as mais buscadas por quem deseja viajar nos próximos dois meses. “O turismo interno é definitivamente a bola da vez em 2015. E viajar para o Nordeste nesta época do ano oferece não apenas a combinação perfeita entre sol, temperaturas altas e belas praias, mas, sobretudo um excelente custo-benefício, até 40% inferior aos meses de alta temporada. Não por acaso a região desponta como a mais procurada pelos brasileiros para os próximos meses”, afirma Gomes.

Completando a lista dos destinos mais procurados estão Campos do Jordão (SP), Mata de São João (BA), Porto de Galinhas (PE), Ilhéus (BA) e Búzios (RJ). Entre as dez cidades do ranking, sete são na região Nordeste. O último estudo Sondagem do Consumidor, do Ministério do Turismo, reforça a análise. Divulgado em junho, o levantamento mediu a intenção de viagem do brasileiro pelos próximos seis meses. De acordo com a pesquisa, 74,1% dos viajantes que pretendem viajar no período pensam em conhecer algum destino dentro do País. O índice é o maior para o período dos últimos cinco anos. E o Nordeste desponta como a região mais procurada, com 42,7% da preferência.