Dom Pedro Cipolini visita obras de combate às enchentes em São Bernardo
Cidades

Dom Pedro Cipolini visita obras de combate às enchentes em São Bernardo

Acompanhado do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, o bispo de Santo André, dom Pedro Carlos Cipolini, visitou, na quarta (3), o túnel subterrâneo da Rua Jurubatuba, que conduzirá a água de chuva do Ribeirão dos Meninos ao reservatório em construção no Paço Municipal. As escavações já atingiram cerca de 50% do total de 970 metros de túnel. A obra integra o Drenar, programa de combate às enchentes na cidade. Técnicos, engenheiros e representantes de bases eclesiásticas também participaram da vistoria.

As intervenções do Drenar foram iniciadas em 2014 em diversos pontos da cidade. O túnel começou a ser escavado em junho do ano passado. Ao todo são 80 homens trabalhando 24h por dia, divididos em três turnos. A estimativa é de que as escavações fiquem prontas até o fim do ano. Cerca de mil pessoas já visitaram as obras do túnel.

A Prefeitura estuda a possibilidade de iniciar uma quarta frente. Uma dessas frentes segue da Alameda Glória (Poço 1) em direção ao terminal rodoviário (Poço 2), a outra, no sentido contrário, e, a terceira, do terminal em direção ao reservatório do Paço. A quarta frente seguiria do reservatório na direção do terminal de ônibus.

Em junho, a empresa que toca a obra iniciou, no piscinão do Paço, a construção do chamado emboque, cavidade de cerca de 6 metros de diâmetro por onde passará água vinda do túnel da Jurubatuba.

A galeria por onde passará a água do piscinão – com capacidade para armazenar 190 milhões de litros – que seguirá para outro ponto do Ribeirão dos Meninos, na Avenida Lauro Gomes, já está pronta.

Antes da visita ao túnel, Marinho detalhou aos visitantes o conjunto de obras do Drenar e citou como exemplos a canalização, no Rudge Ramos, dos córregos Ipiranga, Vivaldi e Helena e mais de 20 mil metros de canais e galerias de drenagem. Tais obras já estão concluídas.

No mesmo bairro, o reservatório Jacquey também já está pronto e em operação, a exemplo do Tanque das Mulatas (com capacidade para armazenar 20 milhões de litros) e a galeria na Rua Warner, que reforça o sistema de drenagem do Jardim Hollywood e conduz as águas da chuva ao Córrego Ipiranga, cuja obra de retificação foi concluída em dezembro de 2015. A canalização do córrego Pindorama (Jordanópolis) já está 93% pronta.

Em todo o município estão sendo investidos cerca de R$ 600 milhões para combater os alagamentos. “É um investimento alto, mas que com o tempo se compensa, porque deixará de trazer prejuízos econômicos para as empresas e os cidadãos”, avalia o chefe do Executivo.

 

Reciclagem – Dom Pedro Cipolini também visitou a Central de Triagem que recebe todo o material descartado e destinado à reciclagem e que emprega 73 pessoas. O espaço é comandado pela Reluz, uma cooperativa de trabalhadores, e recebe, por mês, cerca de 400 toneladas de recicláveis (papel, papelão, vidro, alumínio e plástico), provenientes da coleta seletiva, presente em 100% da cidade. São Bernardo recicla 5,8% de todo o lixo produzido na cidade. A meta é chegar a 10% até o fim do ano.

O bispo se disse impressionado com a complexidade das obras do Drenar e com o trabalho organizado da cooperativa. “Fiquei lisonjeado com o convite para conhecer esses projetos (de combate às enchentes e da cooperativa de reciclagem). Para tudo há solução, basta vontade política. São iniciativas de inclusão social que precisam se multiplicar.”

Disk Drenar – Os moradores podem agendar visitas ao túnel da Rua Jurubatuba pelo e-mail drenar@saobernardo.sp.gov.br ou pelo telefone 4341-8613. As visitas são feitas aos sábados, entre 8h30 e 11h. É aconselhável que os visitantes usem calçados confortáveis, estejam em boa forma física e não tenham problemas de saúde, já que o túnel está a cerca de 20 metros de profundidade.