Dragon pousou no mar e já foi resgatada
Opiniao

Dragon pousou no mar e já foi resgatada

A cápsula de carga Dragon da empresa SpaceX pousou suavemente no Oceano Pacífico no domingo, (02) às 9:12 da manhã (hora de Brasília), a oeste da península da Baixa California, trazendo materiais de pesquisa e rejeitos da Estação Espacial Internacional (ISS), A NASA iniciou em seguida a última etapa da 11ª missão de reabastecimento de carga da ISS com o processo de recuperação em andamento.
Dois astronautas da NASA, Jack Fischer e Peggy Whitson, da expedição 52, lançaram a SpaceX Dragon manipulada pelo braço robótico da Estação Espacial Internacional, conforme previsto, às 2:41 da manhã.
Dentro da cápsula Dragon estão diversos estudos tecnológicos e biológicos que retornam à Terra. Um deless é o experimento com “moscas de frutas”, o Fruit Fly Lab-02, cujo objetivo é compreender melhor os efeitos decorrentes da exposição prolongada à microgravidade no coração desses animais. Essas moscas pertencem a duas famílias: Tephritidae e Drosophilidae.
As “moscas de frutas” são pequenas, com uma composição genética bem conhecida, envelhecem rapidamente e se tornam bons modelos para estudos de função cardíaca. Este experimento pode contribuir significativamente para entender como o voo espacial afeta o sistema cardiovascular e pode ajudar a desenvolver medidas de proteção a astronautas.
Outro material científico que volta à Terra são as amostras da Terapia Sistêmica de NELL-1 para osteoporose como parte de uma pesquisa que utilizou roedores como cobaias para testar um novo fármaco que pode reconstruir os ossos e bloquear sua perda, de modo a melhorar a saúde.
Quando pessoas e animais passam longos períodos de tempo no espaço, eles experimentam a perda de densidade óssea ou osteoporose. As medidas preventivas ado-tadas no voo espacial, como o exercício, impedem que o astronauta piore, mas não há uma terapia na Terra ou no espaço que possa restaurar a densidade óssea.
Os resultados desta pesquisa, patrocinada pelo Laboratório Nacional da Estação Espacial (ISS) são baseados em pesquisas anteriores também apoiadas por Institutos Nacionais de Saúde dos EUA e podem levar a novos medicamentos para o tratamento da perda de densidade óssea em milhões de pessoas na Terra.
O experimento das células estaminais cardíacas investigou como a microgravidade afeta as células-tronco e os fatores que governam a atividade das células estaminais. O estudo centra-se na compreensão da função das células estaminais cardíacas, que possui inúmeras aplicações biomédicas e comerciais. Os cientistas também procurarão aplicar novos co-nhecimentos ao projeto de novas terapias de células estaminais para tratar doenças cardíacas na Terra.
A nave espacial Dragon foi lançada 3 de junho em um foguete SpaceX Falcon 9 do histórico Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial.