É necessário coragem para viver
Opiniao

É necessário coragem para viver

Quando você encontrar uma situação difícil, encare-a. Situações difíceis são comuns na vida e nós temos que superar uma porção de obstáculos que pipocam no meio do caminho.
Vejamos as coisas por um prisma positivo: situações difíceis têm um lado bom, caso você imagine que se tornará forte após ter passado por maus momentos. Por exemplo, sua esposa está desempregada; seu filho está doente; a babá pediu demissão; seu carro teve o pneu furado a caminho do trabalho; seu chefe te deu a última advertência antes de ser demitido e o valor do aluguel teve reajuste (pra mais, claro!).
Desesperar-se pra quê? Você terá que resolver, mesmo! Não adianta falar que o mundo te odeia – imprevistos assim ocorrem com todos. Sofrimento cada um tem o seu e as pessoas sofrem do jeito que merecem ao regozijo de suas necessidades, extravagâncias e carências. Ou seja, todo mundo sofre.
Temos sim, o direito de estar com raiva e, às vezes, o desânimo é inevitável, mas isso não nos dá o direito de agir com crueldade. A flor não cresce de um dia para o outro, deve-se ter um árduo trabalho a fim de que ela prospere e, já que não dá pra esperar que as pessoas lhe tragam flores, plante seu jardim e decore sua alma, pois sempre haverá colheita.
Dinheiro não cai do céu (Isso só acontece na série ‘A casa de papel’), e supomos que a falta de grana na sua vida é a razão para todos os seus males – e esse infortúnio é a fonte de todos os outros problemas que brotam feito capim na sua frente.
Não! Não roube um banco, você pode ser preso. Está com a mão ruim? Tem que jogar as cartas de qualquer jeito. Pense positivo!
Quando eu estava a estudar possibilidades a fim de abrir uma empresa de e-commerce online, fui a um seminário e, na ocasião perguntei a um dos profissionais que estava apalestrar: “Estou montando uma start-up na internet, como eu posso ter realmente garantia que ela vai me dar retorno e dinheiro? Ao que ele me respondeu: -Eu fechei três empresas antes de ter sucesso, põe uma coisa na sua cabeça: Você está cercado de todos os motivos do mundo para que sua empresa dê errado, mas é isso o que você realmente quer? Saí daquela sala na certeza de que não houve, sequer, um incentivo ali. O que ele disse era sobre superação, resistência, garra, força. Há de sermos resilientes, não adianta – vamos levantar mais vezes do que vamos cair, e devemos seguir andando, nem que os joelhos doam de tanto caminhar – só não pode parar!
Li uma autobiografia sobre todas essas virtudes, e o que me chamou atenção foi o fato do autor contar como ele sobreviveu. Você vai escolher viver ou morrer? No caso do livro ‘127 Horas’, Aron Ralston, um alpinista experiente escolheu viver, porque morrer é cômodo e desistir é fácil.
Viver! Aí sim, é necessário coragem!

Esteja certo de que a vida vai de derrubar, porém, muito mais importante do que perder ou ganhar, é resistir – autor desconhecido.