E se a TIM for realmente vendida?
Opiniao

E se a TIM for realmente vendida?

05/10/13

Imagine a hipótese de novos grupos internacionais ingressarem no mercado brasileiro de telefonia móvel, com a possível venda da TIM Brasil. Um desses grupos poderia ser a Vodafone. Ou a Orange. Ou a Deutsche Telekom. Mas, segundo noticiário do site Bloomberg, utilizado como fonte de informação pela newsletter Telesíntese, os especialistas acham que os ativos e assinantes da TIM seriam oferecidos obrigatoriamente aos concorrentes, como opção mais conveniente, “até porque Anatel dificilmente aprovaria uma fusão da TIM com um único grande competidor”. Essa é opinião da equipe de analistas chefiada por Jonathan Dann.
Para o noticiário Bloomberg, os problemas financeiros da Telecom Italia levaram o Banco Barclays e a BTIG LLC (empresa britânica de pesquisa e informações financeiras) a prever que a operadora italiana venderá a subsidiária brasileira TIM Participações. Se isso se concretizar, vai mudar a balança de poder do quinto maior mercado móvel do mundo.
Interpretando essa possibilidade, o noticiário Telesíntese afirma que, para as demais operadoras móveis do Brasil, uma concorrente a menos no mercado seria visto com bons olhos porque diminuiria a pressão sobre os preços. Já para o governo, a compra da TIM Brasil por uma empresa como a Vodafone seria mais palatável do que permitir que uma só operadora do país assumisse todos os 73 milhões de clientes da subsidiária brasileira da Telecom Italia, pondera Richard Dineen, analista da HSBC Holdings Plc. Procurada, a assessoria de imprensa da TIM, no Rio de Janeiro, informou que estas questões só poderiam ser respondidas pela própria Telecom Italia. Em Milão, porta-voz da operadora preferiu não se pronunciar.

(Para Bloomberg, acesse: http://www.bloomberg.com/news/2013-09-23/tim-sale-decision-seen-roiling-brazil-s-wireless-market.html e, para Telesintese, acesse: http://telesintese.com.br/index.php/indice-geral-plantao-em-destaque/24244-tim-brasil-a-venda)

Ethevaldo Siqueira é jornalista especializado em telecomunicações e professor universitário, e-mail esiqueira@telequest.com.br