Eduardo Leite apresenta projeto para a criação da “Semana da Esquizofrenia”
Vereadores

Eduardo Leite apresenta projeto para a criação da “Semana da Esquizofrenia”

O vereador Eduardo Leite (PT) apresentou, na terça (11), o um projeto de lei na Câmara Municipal que visa incluir no calendário oficial de Santo André a “Semana da Conscientização da Pessoa com Esquizofrenia”, a ser celebrada do dia 20 a 27 do mês de maio.

Segundo o vereador, o PL tem o objetivo de promover a conscientização da sociedade quanto à esquizofrenia, buscando superar a falta de conhecimento que alimenta preconceitos e tabus. “A sociedade precisa conhecer a doença e entender que a esquizofrenia não tem cura, mas permite à pessoa por ela acometida ter uma vida produtiva e integrada à sociedade por meio de tratamento adequado”, justificou Eduardo Leite.

A ideia é que, durante a “Semana da Conscientização da Pessoa com Esquizofrenia”, a prefeitura realize atividades e debates que fomentem a conscientização sobre este tema para, com isso, evitar situações de discriminação contra as pessoas acometidas pela doença.

A esquizofrenia

Caracterizada por grave desestruturação psíquica, em que a pessoa perde a capacidade de integrar suas emoções e sentimentos com seus pensamentos, podendo apresentar delírios, alucinações e a perda do juízo crítico, esta doença produz também dificuldades sociais relacionadas ao trabalho e aos relacionamentos. O tratamento envolve medicamentos, psicoterapia, terapias ocupacionais e conscientização da família. A esquizofrenia não tem cura, mas com o tratamento adequado a pessoa pode se recuperar e voltar a viver uma vida saudável.