Eis o WI-FI 6 — A nova geração de redes Wireless Fidelity
Opiniao

Eis o WI-FI 6 — A nova geração de redes Wireless Fidelity

Wi-Fi 6 é a nova geração da Wi-Fi (Wireless Fidelity) permite velocidades de transferência de até 10 ou 12 Gb/s (gigabits por segundo) para troca de dados entre dispositivos próximos. As taxas de velocidade representam ganhos de 30 a 40% sobre o desempenho máximo do Wi-Fi 5 (padrão IEEE 802.11 ac).
Para uso normal, o novo padrão wireless permite taxas de transferência até aproximadamente 1.201 Mb/s (megabits por segundo) – ou seja, 1,2 Gigabit/segundo, o que significa um ganho expressivo diante dos 866 Mb/s de velocidade máxima da geração anterior.
Essas velocidades são usadas para anunciar produtos, como AC1200, N300 e assim por diante. E, assim como já ocorria nas gerações anteriores, os números representam limites teóricos que dificilmente são vistos no dia a dia. As variações ocorrem por conta da diferença de qualidade entre diferentes dispositivos em uma rede, obstáculos, alcance do sinal, espectro poluído por outras redes, interferências, entre outras variáveis difíceis de controlar e prever.
Relembrando: WiFi é a abreviatura de “Wireless Fidelity”, ou fidelidade sem fio, em português, redes que utilizam frequências de rádio, infravermelhos etc. No caso específico da Wi-Fi, trata-se de uma rede aberta, que não necessita de licença do órgão regulador para instalação e/ou operação. Existem muitas outras redes sem fio, de uso exclusivo de empresas, que exigem licenças dos órgãos reguladores (como a ANATEL, no Brasil).
Do ponto de vista técnico, o padrão IEEE 802.11 define os protocolos que permitem a comunicação com os dispositivos sem fio atuais habilitados por Wi-Fi, incluindo roteadores e “access points” sem fio. Os “access points” sem fio são compatíveis com diferentes padrões IEEE.
Como usuários, podemos integrar seus equipamentos eletrônicos domésticos numa rede Wi-Fi, pois ela é uma tecnologia de rede sem fio que permite que computadores (laptops e desktops), dispositivos móveis (smartphones e dispositivos vestíveis) e outros equipamentos (impressoras e câmeras de vídeo) sejam integrados via Internet.
Do ponto de vista prático, o Wi-Fi permite que esses e muitos outros dispositivos troquem informações entre si, criando uma rede. A conectividade dessa rede com a Internet é assegurada por meio de um roteador sem fio. Ao acessar o Wi-Fi, você está se conectando a um roteador sem fio que permite que os dispositivos compatíveis com Wi-Fi façam interface com a Internet.