Eleições 2024: Campanella é cortejado pelo Republicanos para disputar Prefeitura
Política

Eleições 2024: Campanella é cortejado pelo Republicanos para disputar Prefeitura

Faltam mais de dez meses para as eleições municipais de 2024, cujo primeiro turno será no dia 6 de outubro, mas as movimentações políticas rumo à disputa já começaram.

Em São Caetano, o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) não poderá disputar a reeleição, pois já está no cargo há dois mandatos. Assim, deverá indicar seu sucessor. Quanto a isso, Auricchio ainda não se posicionou oficialmente e deverá anunciar sua escolha somente no período das convenções partidárias, que acontecerão, entre 20 de julho e 5 de agosto de 2024.

Até o momento, ao que tudo sugere, o prefeito deverá apoiar a chapa composta pela secretária municipal de Saúde, Regina Maura (PSDB), e pelo reitor da USCS, Leandro Prearo (PSD), que tem sido presença constante ao lado de Auricchio. Ainda sem definição de qual deles poderá ser o candidato a prefeito e a vice.

Também entrou no páreo, na oposição, o ex-vereador Fabio Palacio que, na última semana, se filiou ao Podemos, em evento que contou com a deputada federal e presidente nacional da sigla, Renata Abreu.

Além disso, o ex-presidente da Câmara, o vereador Tite Campanella (Cidadania) já se posiciona como pré-candidato. Nesta semana, o presidente estadual do Republicanos, Roberto Carneiro, revelou ao Estadão, que a sigla deve filiar Tite para concorrer na cidade, e assim, receber o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na cidade, nas eleições de 2024.

Questionado pela Folha, se estaria de malas prontas para o Republicanos, Tite revelou que mudanças partidárias só poderão ser feitas a partir de março de 2024. “É o período que abre a ‘janela partidária’ para os vereadores, entre 6 de março e 6 de abril”, disse.  A “janela partidária” consiste no prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de partido sem perder o mandato.

“O Republicanos é um dos partidos que temos no nosso leque de apoio, além do MDB e o Avante e o objetivo é que a gente seja efetivamente apoiado pelo governador Tarcísio. Essa é a lógica que estamos trabalhando para disputar a Prefeitura, além do apoio do prefeito Auricchio, que colocamos como uma importante missão para podermos enfrentar o próximo pleito”, explicou Tite.