Elon Musk, o gênio que mente, ficou em maus lençóis nos EUA
Opiniao

Elon Musk, o gênio que mente, ficou em maus lençóis nos EUA

Depois de anos operando à sombra de seu executivo-chefe, a Tesla está enfrentando o impensável: a perspectiva de um futuro sem Elon Musk, de acordo com notícia do Financial Times

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (US Securities and Exchange Commission) impediu que o executivo-chefe da montadora atue em qualquer empresa pública dentro da sua área de atividade, após alegar que Musk tenha cometido fraude em uma série de tweets em agosto, agora considerados enganosos.

A agência de fiscalização do mercado de ações dos EUA disse que Musk fez “declarações falsas e enganosas” quando disse no Twitter que tinha “fundos garantidos” para manter a empresa privada por US $ 420 por ação.

Musk teve suas asas cortadas – mas é improvável que a ação regulatória deste fim de semana contra a Tesla, mude seu comportamento rebelde ou torne a diretoria da empresa mais eficaz em enfrentá-lo, advertem especialistas.

Após um acordo fechado nesse sábado, 29 de setembro com Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, o executivo-chefe da Tesla deve pagar uma multa de US $ 20 milhões e renunciar ao cargo de presidente nos próximos três anos. Ele também deve evitar quaisquer futuros tweets no mercado, com o objetivo de comentar ou reverter essa decisão.

No entanto, ele permanecerá como diretor-executivo da montadora de carros elétricos dos EUA, com 22% de participação pessoal. Ele também poderá desempenhar um papel influente na escolha do novo presidente temporário para substituí-lo, e por enquanto estará seguro, sabendo que permanecerá, na verdade, como presidente pelos próximos três anos.