Em Diadema, Totens de Vigilância melhoram a segurança pública
Cidades

Em Diadema, Totens de Vigilância melhoram a segurança pública

https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-registra-queda-de-67-em-roubos-de-veiculos/ .

 
Cada totem de vigilância tem um conjunto de câmeras que auxiliam na vigilância da cidade. Além de contribuir com a GCM, imagens dos totens também servem às demais forças policiais. A Polícia Civil já enviou mais de 40 ofícios solicitando filmagens para auxiliar em investigações criminais. Imagens também já foram encaminhadas à Polícia Militar.
 
O Centro de Monitoramento já registrou quase 120 ocorrências relacionadas a diferentes crimes/ocorrências: homicídio, tentativa de homicídio, roubo de carga e outros, furto, acidente de trânsito, fogo/incêndio, descarte irregular de lixo/entulho, violência doméstica e outros.
 
Os totens já contribuíram para que muitos crimes fossem esclarecidos e outros inibidos em Diadema. Essa eficiência do sistema de totens adotado pela Prefeitura tem inspirado outras cidades a implantar a mesma tecnologia.
 
Totem da praça Celite reduz 50% da criminalidade no entorno
 
“Os totens de Diadema não têm nada a ver com multa de trânsito, quem espalha esse tipo de mentira está agindo de má fé. O totem faz parte do sistema de segurança pública da Prefeitura e tem caráter preventivo, inibindo a criminalidade, esclarecendo crimes e tornando a cidade mais segura”, explica o Inspetor GCM Emílio, responsável pelo Observatório Municipal de Segurança, que foi reativado recentemente https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-reativa-observatorio-municipal-de-seguranca-publica/ .
 
Conforme dados estatísticos do Observatório Municipal de Segurança da Prefeitura de Diadema, o Sistema de Totem contribui efetivamente para melhorar a segurança da cidade. Na praça Celite, que conta com uma Torre de Vigilância, incluindo o entorno da mesma (avenidas Brasília e Curió), houve uma redução de 50% nas ocorrências criminais, quando comparado 2023 e 2024.
 
Foto: André Baldini, Dino Santos e Igor Andrade