Emoções e corpo
Opiniao

Emoções e corpo

21/04/2012

No texto passado abordamos o assunto emoções e seus objetivos. Todas as emoções tem objetivos, são expressões de movimentos internos com características neuroendócrinas, em busca da comunicação do individuo com o seu meio e, também, como forma de aliviar tensões internas. As emoções, quando reprimidas, transformam-se em calor, podendo agredir os órgãos e agitar a mente. Basta observar a característica do fogo. Agitação, movimento, inquietação, agressão, são algumas das expressões do elemento fogo.
Na Medicina Tradicional Chinesa, os elementos da natureza são partes fundamentais no entendimento do ser humano consigo mesmo e com o mundo. Existem 5 elementos com suas respectivas emoções. Cada elemento carrega na sua memória emoções positivas e negativas. Segundo os conceitos orientais, o termo negativo ou positivo é relativo, e não necessariamente a representação do positivo é apenas bom e o negativo apenas ruim. Os elementos são: FOGO, representa o coração e as emoções ansiedade e calma; TERRA, representa o estômago, preocupação e concentração focada; METAL, representa os Pulmões, tristeza e alegria; ÁGUA, representa os Rins, emoções de medo e coragem; MADEIRA, representa o Fígado, raiva e perdão;
Esta é a representação básica de como as emoções afetam os órgãos vitais. Um dos objetivos das emoções é produzir energia para a realização ou transformação de algo. Quando estamos preocupados com alguém ou alguma coisa, é um sinal de que alguma atitude deve ser tomada para que esta preocupação, antes de prejudicar o estômago, seja “dissolvida”. Resolvido o problema, a mente torna-se concentrada e focada.
Das 5 emoções o medo é a emoção básica, porque está ligado diretamente ao mecanismo de sobrevivência e proteção da espécie. Através do medo, desenvolvem-se as outras variantes conforme a experiência e as características pessoais, além do elemento predominante do indivíduo. Estas emoções ficam estampadas no corpo e registradas como memórias em algumas áreas do cérebro e serão resgatadas assim que houver oportunidade. Desta forma vivemos a emoção da vida. O ideal é que os 5 elementos estejam em harmonia para que o sistema se mantenha saudável. Na próxima edição darei dicas de como manter saudáveis os 5 elementos.

namaste

Prof.Almir de Carvalho é especialista em acupuntura pela Universidade de Beijing (China), pós graduado em yoga pela FMU.