Empreenda Tur impulsiona turismo em Ribeirão
Cidades

Empreenda Tur impulsiona turismo em Ribeirão

Ribeirão Pires recebeu, no sábado (19), a primeira edição do Empreenda Tur. O evento organizado pela Prefeitura em parceria com a Fenae (Federação dos Empreendedores do Brasil), com apoio do Governo do Estado, contou com cursos e palestras gratuitas para empreendedores. Além das atividades voltadas ao estímulo à economia, o evento reuniu ações voltadas ao meio ambiente, incluindo educação ambiental, feira de adoção de cães e gatos, vacinação antirrábica e entrega de mudas de árvores.

“O Empreenda Tur é muito importante pela formação, capacitação, transformação e transmutação da cidade, de fato com o turismo, além do otimismo que o calendário cultural tem trazido para o comerciante. Porque tudo isso é para ter uma cidade desenvolvida economicamente, criar postos de trabalho, criar ideias novas e que sejam referencias para o turismo do estado, do Brasil e essa ambição nos temos em Ribeirão Pires e queremos mostrar isso para todo mundo”, afirmou o prefeito Guto Volpi.

O secretário de Turismo e Viagens do Governo de São Paulo, Roberto de Lucena, em visita ao evento afirmou que pretende reproduzir o formato do que foi elaborado pelo município em outras cidades. Lucena afirmou que o Empreenda Tur nasce com a missão de fomentar o debate no setor e que Ribeirão Pires é o ponto de partida do evento de turismo em todo o Estado de São Paulo.

“O que vimos aqui hoje é o projeto piloto do Empreenda Tur e esse formato, adotado aqui em Ribeirão Pires, deverá ser reproduzido em outras áreas do Estado de São Paulo. Na região, somente Ribeirão Pires é estância turística, então faz sentido que a cidade seja palco das discussões do empreendedorismo de turismo”, declarou Lucena

“Ribeirão Pires recebe o 1º Empreenda Tur do Brasil, é um projeto nacional. Em São Paulo tem o apoio da secretaria de turismo e viagens do Estado, do Governo de São Paulo, Sebrae, Faesp, Senar, Fenae Brasil, entre outros parceiros. Isso porque Ribeirão Pires se destaca no Grande ABC e em São Paulo por suas belezas naturais e por tudo o que é construído por sua gente, pelo seu povo em turismo. Pretendemos com esse evento impulsionar todas as atividades econômicas em turismo, despertando nos jovens e nos cidadãos o interesse de empreender e fazer com que Ribeirão Pires, através de campanhas publicitárias, inclusive internacionais, com o apoio do Governo Federal e do Governo do Estado, possa se destacar ainda mais e ter condições de receber os turistas, não só de São Paulo, mas do Brasil e do mundo”, comentou o secretário executivo do Empreenda Tur, Sebastião Téo. De acordo com o secretário, Piracicaba será a próxima cidade a receber o evento, que acontecerá no mês de setembro.   

O evento contou também com palestra magna da jornalista Giuliana Morrone, especialista em turismo sustentável e ESG. “Quero atingir corações e mentes durante minhas palestras. Eu realmente acredito nas questões que envolvem sustentabilidade no setor”, disse a profissional, que viajou de Boa Vista, em Roraima, diretamente para Ribeirão Pires. Os participantes também tiveram acesso a cursos elaborados pelo Sebrae, assim como rodada de palestras. Os empreendedores puderam conhecer linhas de microcrédito com o Banco do Povo e também com a agência Desenvolve SP. À noite, os visitantes do evento puderam conferir apresentações musicais com: Mathias Ricasso, Rick Barão e Richard & Diego.

Sustentabilidade – Durante o evento, a Prefeitura promoveu a doação de 260 mudas de árvores e conseguiu um novo lar para sete animais na Feira de Adoção, além de ações de conscientização e educação ambiental para turistas e munícipes, marcando um passo significativo rumo à adequação dos objetivos da Agenda 2030 da ONU na Estância.

No estande da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, centenas de pessoas participaram de sessões educativas que abordaram temas cruciais. A Educação Ambiental de Animais Silvestres ressaltou a importância da coexistência harmoniosa entre humanos e a fauna local. Já a exploração das Abelhas Nativas e Sem Ferrão, através do projeto “Condomel – Abelhas da Mata”, provocou reflexões sobre a vitalidade desses polinizadores para a biodiversidade.

Ribeirão em números:

3.4 mil comércios

1.5 mil indústrias

882 empresas do ramo de construção civil

46 empresas do setor agro

Saldo positivo de 500 empregos formais