Era pós Snowden: novo Iphone 6 bloqueia NSA (Parte I)
Opiniao

Era pós Snowden: novo Iphone 6 bloqueia NSA (Parte I)

04/10/14

Consumidores dos produtos da Apple nos últimos dias estavam preocuparados se o novo iPhone 6 poderiam entortar. A National Security Agency (NSA), a Agência Nacional de Segurança americana e as agências de aplicação da lei do país têm uma preocupação diferente: que este smartphone é o primeiro de uma geração pós-Snowden de equipamento que irá interromper suas capacidades de investigação. O telefone criptografa e-mails, fotos e contatos com base em um algorítmo matemático complexo, que utiliza um código criado únicamente para o usuário do telefone – e a Apple alerta que não terá acesso a esses dados.
O que essencialmente a empresa está dizendo é que se receber uma ordem judicial exigindo que o conteúdo de um iPhone 6 seja fornecido para as agências de inteligência ou por  ordem judicial, os dados contidos neste smartphone vão estar inelegíveis ou criptografados, juntamente com um aviso alertando para o fato de que para descodificar e-mails, contatos de telefone e fotos, os investigadores terão de quebrar o código ou obter o código do proprietário do telefone.
Quebrar o código, de acordo com um técnico da Apple, pode levar “mais de 5 1/2 anos para testar todas as combinações de uma senha alfanumérica de seis caracteres com letras minúsculas e números.” Especialistas em segurança questionam esse número, porque dizem que a Apple faz não faz ideia o quão rápido os supercomputadores da NSA podem quebrar os códigos.
Já o novo telefone tem tirado o sono do diretor do FBI, James B. Comey. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, (25) em grande parte dedicada à luta contra as ameaças terroristas do Estado Islâmico, Mr. Comey disse: “O que me preocupa é o marketing que algumas empresas utilizam para permitir que as pessoas se mantenham acima da lei.”
“A noção de que alguém vai comercializar um dispositivo que nunca pode ser aberto – mesmo que isso envolva o caso de um sequestrador de crianças e uma ordem judicial – e isso não faz qualquer sentido para mim”.
A Apple não quis comentar esta declaração. Mas os funcionários dentro das agências de inteligência, ao deixar o FBI fazem protestos públicos, dizem temer que esta é a primeira de várias novas tecnologias que são claramente destinadas a derrotar não só a NSA, mas também todas as ordens judiciais para liberar informações para as agências de inteligência.
“Os terroristas vão descobrir isso, junto com criminosos experientes e ditadores paranóicos”, prevê um alto funcionário da NSA, para resguardar o sigilo dos seus dados no iPhone 6. Outro disse: “É como fazer um anúncio que diz”, Veja como evitar a vigilância – mesmo a vigilância legal”.                                         
(Continua)

Ethevaldo Siqueira é jornalista especializado em telecomunicações e professor universitário, e-mail: esiqueira@telequest.com.br