Escolas estaduais de Sto André são premiadas em mostra de robótica
Cidades

Escolas estaduais de Sto André são premiadas em mostra de robótica

Night Hallucination (foto), Onça Pintada, Pássaro Fênix, Braço Robótico e Papa Parque. Estes são os nomes de trabalhos premiados desenvolvidos por alunos dos anos iniciais, finais e do ensino médio de escolas de Santo André. Todos os projetos foram elaborados com arduíno, uma placa que cabe na palma da mão e que reúne um conjunto de ferramentas que possibilitam a criação de aparelhos eletrônicos. O objeto torna a robótica mais acessível a todos e está sendo utilizada para diversos fins.

Quatro alunos do 5º ano da escola Gabriel Oscar de Azevedo Antunes receberam troféu pelo Night Hallucination, que trabalhou efeitos luminosos, sonoros e de movimentação eletrônica na ‘balada’. Já a equipe do 2º ano do ensino fundamental da E.E Luiz Martins foi vencedora com o projeto Onça Pintada, em que eles produziram ficha técnica do animal do pantanal.

Foi com o Pássaro Fênix, trabalho sobre tecnologia sustentável, que a equipe do 6º ano C da escola Dr. Celso Gama garantiu a vitória. Já o Braço Robótico, outro campeão da feira UFABC para todos, fez estudantes da E.E Prof. Adamastor de Carvalho trabalharem uma obra de arte do Cubismo com a ajuda do braço robótico e conhecerem os ângulos com mudança de direção ou giro, identificando ângulo reto e não-reto.

Por fim, um parque de diversões chamado Papa Parque rendeu o prêmio a três alunos do 3º ano do ensino médio. Eles são da escola Papa Paulo VI e abordaram a mecânica, tipos de movimento e a transposição dos sistemas analógicos para o digital.

 

O projeto

Por meio de uma parceria entre a Diretoria de Ensino de Santo André e a Universidade Federal do ABC, o curso “Robótica com Arduino para projetos pedagógicos” foi ministrado para professores até o mês de junho. Após o término da formação, cada docente formou equipes com os alunos das escolas em que trabalham e repassaram os conhecimentos adquiridos para desenvolverem seus projetos.

“Quando nós pedimos para as escolas inscreverem professores para participarem do nosso curso, nós solicitamos que fossem profissionais com perfil de multiplicador. Porque além de aprender uma coisa nova, eles tiveram de ensinar os alunos e coordenar o trabalho final”, diz o Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico de tecnologia da D.E de Santo André, Marcelo Massari.

Os troféus foram oferecidos pela UFABC. Foram confeccionados com uma placa acrílica e um display digital ligado a uma placa de Arduíno que mostrava o nome da escola vencedora, o nome dos professores e dos alunos. Envio imagem do troféu.

Além dos troféus, todos os participantes (inclusive os professores) ganharam medalhas com logotipo personalizado da exposição e certificados de participação. Esses dois recursos foram fornecidos pela Diretoria de Ensino.