Escrita digital ou manual *
Opiniao

Escrita digital ou manual *

09/06/2012

No início a escrita era apenas manual. O homem, em sua capacidade de criar, inventou a máquina de escrever, que os jovens de hoje até desconhecem, porque saiu do mercado.
Sobre esta máquina, queremos lembrar que muitas pessoas se profissionalizaram,  em cursos de datilografia, que mantivemos sob o nome de Escola de Datilografia Santa Eliza por  durante muitos  anos, no centro de Santo André  e  auxiliou  muitos alunos  com essa especialização.
Atualmente é a digitação que facilita a vida de todos e apesar da modernidade é quase o mesmo teclado que o da máquina de  escrever.
Junto com esse avanço, observamos que a própria ortografia está mudando. Há uma nova linguagem dos internautas e estamos nos adaptando  a  novidades que são e serão  muito importantes.
A escrita  é uma forma de comunicação, que se expressa por meio de nossos pensamentos. Professoras de segundo ano primário, que trabalham  com alfabetização, contaram-nos, que na sala de aula, há alunos que teimam em não escrever manualmente e evitam os exercícios, mas  não se trata de alunos que não dominam a leitura, porém escrever  mais,  não é com eles.
Ao mesmo tempo calígrafos, hoje também são profissionais muito requisitados,  pois tornaram-se também uma profissão que retorna com força no mercado.
A linguagem escrita e o aprendizado fazem partes integrantes do exercício de cidadania, não se tratando apenas de uma aprendizagem, é muito mais do que isso.
(*Por falha técnica, solicitamos escusas pela impressão do artigo anterior)

Israel Zekcer, vereador de Santo André, médico pediatra e alergista, deputado estadual de São Paulo por três gestões, Secretário de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.