Estado aguarda aprovação da Anvisa para iniciar testes da ButanVac
Saúde

Estado aguarda aprovação da Anvisa para iniciar testes da ButanVac

O vice-governador Rodrigo Garcia Doria fez, nesta sexta (23) de abril, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, quatro anúncios relacionados ao combate ao coronavírus.

O primeiro deles foi que o Instituto Butantan enviou, na manhã desta sexta (23), solicitação à Anvisa para início dos testes da ButanVac. O Instituto aguarda a aprovação do dossiê enviado à Anvisa para iniciar os testes em humanos. Os testes serão feitos em voluntários com idade acima dos 18 anos e que já foram vacinados ou acometidos pela Covid-19. A ButanVac será a primeira vacina fabricada integralmente no Brasil, sem a necessidade da importação de insumos para fabricação. 

O segundo anúncio foi que pela primeira vez, nas últimas oito semanas, o Estado de São Paulo apresenta redução concomitante nos três índices: número de casos, de internações e de óbitos. No número de casos houve queda de 14,3%, no de internações houve queda de 6% e no número de óbitos houve queda de 23,6%. Em 1º de abril, a taxa de ocupação da UTI era 92,3%, com 13.120 pacientes internados. Nesta sexta (23), às 12h45, a taxa de ocupação em UTIs no Estado era de 81,1%, com 10.808 pacientes internados.

Na ocasião, foi anunciado também que o Governo de São Paulo irá apoiar a vacinação nos municípios e irá destinar o montante de R$ 33 milhões para compra de insumos e pagamento de equipes de vacinação contra a Covid-19.

O vice-governador relembrou que, conforme anunciado na última sexta (16), a partir de amanhã (24), estão permitidos a funcionar o setor de serviços, que engloba restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias e parques. O funcionamento desses estabelecimentos deve respeitar o limite de 8h por dia com encerramento das atividades às 19h.  

BOLETIM-  Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde, atualizou o número de casos no Estado:

– 2.811.562 casos confirmados

– 91.673 óbitos

– 10.808 pacientes internados em UTI

– 12.004pacientes internados em enfermaria

A taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 81,1% e na Grande São Paulo de 79,2%.