Estado inicia vacinação de gestantes e puérperas no dia 11 de maio
Saúde

Estado inicia vacinação de gestantes e puérperas no dia 11 de maio

O governador João Doria anunciou, nesta quarta (05) de maio, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, o início da vacinação, no dia 11 de maio, de gestantes e puérperas. Neste grupo serão imunizadas 100 mil mulheres. A partir desta mesma data, serão vacinados os deficientes permanentes com Benefício da Prestação Continuada, de 55 a 59 anos.

Em seguida, no dia 12 de maio, será a vez das pessoas com comorbidades. Segundo o Plano Nacional de Imunização (PNI), as comorbidades são: doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca, cor-pulmanale e hipertensão pulmonar, cardiopata hipertensiva, síndrome coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos Grandes Vasos e fistolas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatas congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente; hipertensão artéria estágio 3; hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos; anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose hepática e HIV.

Outro anúncio feito foi o lançamento do Cartão para Alimento. Serão distribuídos 50 mil cartões para cerca de 50 mil famílias em situação de extrema pobreza. Os cartões terão R$ 100 de crédito. A ação é em parceria com a Apas.

Na sexta (07), será anunciada uma nova reclassificação do Plano São Paulo. Segundo o governador, o Estado deverá evoluir para uma fase menos restritiva. 

Na ocasião, Jean Gorinchteyn, secretário da Saúde, atualizou o número de casos no Estado:

– 2.956.210 casos confirmados

– 98.710 óbitos

– 10.235 pacientes internados em UTI

– 11.048 pacientes internados em enfermaria

A taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 78,3% e na Grande São Paulo de 76,4%.