Estado lança Guia Turístico das Padarias
Cidades

Estado lança Guia Turístico das Padarias

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) lançou, na terça (17), o Guia Turístico das Padarias do Estado de São Paulo. A publicação destaca 148 estabelecimentos de 30 municípios com características que as tornam especiais para moradores e turistas.

A publicação inclui curiosidades como a maior padaria da América Latina, com 2,5 mil m², na capital; uma das mais antigas do país, em Santana do Parnaíba; padarias do tipo boutique, em municípios como São Bernardo do Campo, entre tantas outras. O guia é o pioneiro sobre o assunto no Brasil e também indica a origem da gastronomia e a inspiração de nacionalidade, como as padarias italianas, judaicas, francesas e entre outras.

Entre os destaques estão a Casa de Pães Nóbrega (em Diadema), a Panificadora MG (Mauá), Padaria Brasileira (Santo André), Padaria Kennedy
(São Bernardo), Padaria Monte Carlo (São Caetano). 

“As padarias são a cara de São Paulo: acolhedoras, hospitaleiras, trazem memória afetiva e possuem uma qualidade impressionante”, diz o secretário de Turismo de Viagens de SP, Roberto de Lucena. “Elas são parte da nossa história e do turismo de SP, e este guia que será traduzido também em vários idiomas é o início do avanço de um trabalho grandioso de divulgação e fomento do turismo gastronômico”, afirmou. São Paulo tem 12,7 mil padarias, quase o dobro do Rio de Janeiro, o segundo colocado. Segundo dados do Sebrae, todos os dias cerca de 100 padarias são abertas no Brasil. Do total, 70% são de microempreendedores individuais.

O guia é uma parceria da Setur-SP com a Associação das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de SP – AIPAN e com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo – Sampapão.

O guia está disponível pelo link: www.turismo.sp.gov.br/guia-turistico-das-padarias

 

Foto: Divulgação – (da direita para a esquerda) Vilda Aleixo, diretora da SINPAFRAN, Paulo Xavier, diretor da SINPAFRAN; Augustinho Juliati, presidente SINPAFRAN; Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP; Rui Manuel Rodrigues, presidente da Sampapão; Priscila Aleixo, associada da SINPAFRAN;  Vicente Cabral Alves Júnior, diretor da SINPAFRAN; Gilson Moreira, diretor da SINPAFRAN; Eduardo Alexandre, diretor da SINPAFRAN; e Carlos Edgar Alves, diretor da SINPAFRAN.