Etel Benatti: “Preservamos a memória e a cultura italiana na cidade”
Cultura & Lazer

Etel Benatti: “Preservamos a memória e a cultura italiana na cidade”

 A Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André, fundada no ano de 1900, tem uma relação muito especial com a cidade. Isso porque, nos 470 anos da fundação do município, a cidade recebeu inúmeros imigrantes italianos, que ajudaram a construir a história do local. Além do espaço para eventos, o local oferece aulas de Italiano em parceria com o Spazio Italiano.

   “A Sociedade Cultural Ítalo Brasileira de Santo André, atualmente, tem como objetivo a continuidade da preservação e divulgação da memória, da cultura, da língua italiana e história de nossos antepassados”, afirma Etel Benatti, atual presidente da Sociedade.

   Segundo Etel, a instituição tem grande importância na história de Santo André. “Quando ocorreu a chegada dos primeiros imigrantes italianos no final do século XIX, houve a necessidade da criação de uma Sociedade Italiana para ampará-los e orientá-los diante das dificuldades e desafios que poderiam enfrentar”, diz. Os desa-fios eram inúmeros, como moradia, idioma, e uma sociedade de apoio fazia toda a diferença.

   Atualmente, a Sociedade Cultural Ítalo Brasileira de Santo André oferece Salão de Festas de 320m² equipado com cozinha, palco e camarim, podendo acomodar 180 pessoas para jantares ou até 300 pessoas para coquetéis. Também conta com auditório com capacidade de 120 lugares para apresentações, workshops e palestras, equipado com projetor e telão HD. Ar-condicionado nos ambientes e Estacionamento próprio.

   Benatti ainda deixa uma mensagem para o aniversário da cidade: “Parabéns Santo André! A Sociedade Cultural Ítalo Brasileira parabeniza a cidade de Santo André pelos seus 470 anos e por fazer parte de sua história”.